ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Com um pé no PDT, Serys acompanha Taques em giro pelo Araguaia para atrair filiados à sigla brizolista

Data: Sábado, 13/04/2013 00:00
Fonte: Ronaldo Pacheco/ Olhar Direto

Depois de ter sua filiação dada como certa ao partido em criação denominado Rede Sustentável, liderado pela ex-ministra Marina Silva (AC), há algumas semanas, a ex-senadora Serys Slhessarenko (ex-PT) está com sua ficha praticamente assinada no PDT de Leonel Brizola.
 

Durante todo o final de semana, ela está acompanhando o senador Pedro Taques, pré-candidato ao governo de Mato Grosso, e o deputado estadual Zeca Viana, presidente da Executiva Estadual, em um giro a vários municípios do Vale do Araguaia para atrair filiados à legenda brizolista.



A comitiva do senador pedetista está em Nova Xavantina, nesta sexta-feira (12), e participam das comemorações do aniversário da cidade. Já neste sábado (13), em Água Boa, Taques e Serys terão intensa agenda na busca de filiados para o PDT.



Pela manhã, durante ato público contra a PECT 37, batizada de ‘PEC da Impunidade’, no auditório do Edifício das Promotorias de Mato Grosso, Pedro Taques admitiu que está intensificando diálogo com opositores ao governo de Mato Grosso. Conversou com o deputado estadual Ademir Brunetto (PT), crítico ácido do governador Silval Barbosa, e também com o senador Jayme Campos (DEM), com quem divide bancada, no plenário do Senado.



“É importante conversar com quem deseja o bem para Mato Groso. E o senador Jayme é um dos dignos representantes do Estado, em Brasília”, pontua Taques, que deixou o evento às pressas, pouco antes do horário de almoço desta sexta-feira, rumo ao Aeroporto Marechal Rondon, para iniciar sua peregrinação pelos municípios do Araguaia.



No início do mês passado, Serys havia revelado ter convites de seis partidos, entre os quais PDT e PMDB, mas dava sinais de que iria se filiar à Rede, da amiga Marina.


Dissidência

Considerada “da esquerda” do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso até o ano passado, Serys teve uma saída traumática, durante o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Cuiabá, quando anunciou apoio ao prefeito Mauro Mendes (PSB) contra o então vereador Ludio Cabral, candidato do PT e de Silval Barbosa. Ela deixou a agremiação “atirando”, pondo fim a uma briga que se arrastava desde 2006 e se tornou pública em 2010, acusando os dirigentes de persegui-la, internamente.



Após confronto visceral com o grupo que compõe a tendência interna Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo deputado estadual Alexandre Cesar e ex-deputado Carlos Abilcalil, a ex-senadora se desfilou do PT.



Todavia, todos os cargos que ocupou foram conquistados na legenda petista. Serys foi cândida à Prefeitura de Cuiabá, em 1988, ficando em terceiro lugar. Depois, elegeu-se deputada estadual em 1990, 94 e 98, sempre pelo PT. E, em 2002, numa ‘zebra histórica’, como ela mesma gosta de relatar, derrotou o à época favorito Dante Martins de Oliveira (PSDB), para o Senado.



Em 2006, disputou o governo do Estado, tendo desempenho pífio, ficando em terceiro lugar – atrás do reeleito governador Blairo Maggi (PR) e do ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB). Por fim, impedida de disputar a reeleição ao Senado pelo grupo dominante no PT, em 2010, disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados, ficando com a segunda suplência.