ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Uruguai legaliza casamento gay; lei foi aprovada na Câmara

Com o aval de 71 dos 92 deputados presentes, a lei passou pela Câmara na noite de quarta-feira

Data: Quinta-feira, 11/04/2013 00:00
Fonte: AFP

O Uruguai se tornou nesta quarta-feira o segundo país latino-americano, depois da Argentina, a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após a Câmara dos Deputados ratificar o projeto de lei do "matrimônio igualitário".

 

Aos gritos de "Liberdade, liberdade", uma multidão nas galerias comemorou a aprovação do projeto, que obteve o aval de 71 dos 92 deputados presentes. Agora, o texto segue para a assinatura do presidente José Mujica.

 

"Amanhã vamos ser uma sociedade mais justa, mais igualitária, com mais direitos para todos e todas", disse o deputado da governista Frente Ampla (FA, esquerda) Sebastián Sabini. A lei, muito questionada pela Igreja Católica e por grupos conservadores, afirma que o "matrimônio civil é a união permanente de duas pessoas de distinto ou igual sexo".


Do lado de fora da Câmara dos Deputados, uruguaios se beijam para comemorar a aprovação da lei  Foto: AFPDo lado de fora da Câmara dos Deputados, uruguaios se beijam para comemorar a aprovação da lei

 

A legislação também traz mudanças - tanto para homossexuais como para heterossexuais - sobre filiação, divórcio, idade mínima para contrair matrimônio, regime sucessório, adoção e ordem do sobrenome dos filhos.

 

Nos últimos seis anos, o Uruguai legalizou a união civil de homossexuais, a adoção de crianças por parte de casais do mesmo sexo, a mudança de nome e de sexo na identidade e o ingresso de homossexuais nas Forças Armadas.

Na Argentina, o casamento entre pessoas do mesmo sexo está vigente deste 2010.

 

AFPAFP