ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Varas do trabalho de Juara e Juína deixam de receber processos em papel nesta sexta-feira (05)

Data: Sexta-feira, 05/04/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria

O TRT de Mato Grosso instala nesta sexta-feira (05) o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas comarcas trabalhistas de Juara e Juína. As cerimônias ocorrerão, respectivamente, às 11h e às 15h, nas sedes das varas do trabalho dos municípios. O PJe-JT revoluciona o judiciário brasileiro ao por fim aos processos em papel.

 

As solenidades contarão com a presença do presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente, dos juízes do trabalho dos municípios, do juiz auxiliar da Presidência do Tribunal e coordenador do processo de instalação do PJe-JT em Mato Grosso, Juliano Girardello, além de autoridades locais, servidores e da população em geral.

 

As varas de Juara e Juína serão, nessa ordem, a 31ª e 32ª unidades a receberem o PJe-JT no estado. Com a chegada do sistema às duas comarcas, Mato Grosso alcançará a marca de 84% de suas unidades trabalhistas de primeira instância totalmente integradas ao novo modelo de tramitação.

 

A presença física tanto de quem reclama quanto de quem é reclamado passa a ser obrigatória, com o PJe-JT, apenas nas audiências iniciais e de instrução. Todos os demais passos poderão ser acompanhados pela internet. Além disso, as audiências ficarão informatizadas e uma equipe de técnicos auxiliará no uso da nova tecnologia.

 

As instalações do PJe-JT nas duas comarcas beneficiarão aproximadamente 110 mil habitantes que residem nos sete municípios que estão sob jurisdição das unidades (Vara de Juara: Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã; Fórum Juína: Juína, Castanheira e Juruena).

 

A perspectiva do TRT de Mato Grosso com a instalação do PJe-JT nessas unidades é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à sociedade, trazendo maior eficiência e celeridade ao processo judicial trabalhista.

 

Calendário

Em 2012, o Tribunal mato-grossense instalou o sistema em 20 varas do trabalho no estado. A primeira a receber o PJe-JT foi a de Várzea Grande, no dia 08 de fevereiro, e a última a de Jaciara, no dia 14 de dezembro.

 

Neste ano, passaram a operar também por meio da ferramenta as unidades de Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Mirassol D’Oeste, Cáceres, Alto Araguaia, Confresa, Água Boa e Barra do Garças. O cronograma do TRT/MT prevê que o sistema esteja instalado nas demais varas até abril de 2013, alcançando, assim, o percentual de 100% de unidades trabalhistas mato-grossenses

 

Além das varas, a ferramenta também já está em operação no Tribunal desde maio de 2012.

 

PJe-JT

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho é um sistema nacional, concebido para unificar todas as instâncias da Justiça do Trabalho e, futuramente, estará conectado a outros segmentos do Poder Judiciário, conforme padrão adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Trata-se de um sistema único, que permite a execução de todos os atos processuais pela internet.

 

A implementação do PJe-JT traz uma série de benefícios que tornam a Justiça do Trabalho mais célere e eficiente, com a diminuição do tempo de tramitação dos processos, uma vez que várias etapas burocráticas passam a ser automatizadas. Além disso, merece destaque também a grande redução no consumo de papel, que passa a não ser mais necessário diante da tramitação eletrônica.

 

O PJe-JT será utilizado apenas para novas ações trabalhistas que forem ajuizadas nas varas do trabalho dos dois municípios a partir desta sexta-feira. Processos antigos, em papel, permanecerão da mesma forma até a fase de execução, quando serão migrados também para o meio eletrônico.

 

No PJe-JT, os advogados necessitarão da certificação digital para atuar. Tal característica garante a integridade e confiabilidade do sistema.

 

Serviço

O que: Instalações do Processo Judicial Eletrônico nas varas do trabalho de Juara e Juína

Quando: sexta-feira (05), às 11 horas e às 15 horas, respectivamente.

Onde: Vara do Trabalho de Juara (Rua Rio de Janeiro, n. 866-W - Bairro Centro – Juara-MT) e Vara do Trabalho de Juína (Av. Jaime Proni, 230, Módulo 03 – Juína-MT).

Contato TRT/MT: Zequias Nobre (65) 3648-4360 ou (65) 8119-9973

Contatos varas: Juara – Nádia (66) 8137-4640/ 3566-2650; Juína – Amadeu (65) 8143-6602/ (66) 3556-2572.