ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Exames de imagem são aliados em diagnósticos de doenças do coração

Data: Sexta-feira, 05/04/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

 

As novas tecnologias que surgiram nos últimos anos têm trazido expressivos progressos da ciência médica, auxiliando em um diagnóstico mais preciso que pode salvar a vida dos pacientes. Um dos avanços na cardiologia é o exame de ressonância magnética que, no mesmo exame, possibilita a avaliação da morfologia do coração, isquemia do músculo, presença de trombos e detecta a presença até de microinfartos.

 

A ressonância magnética cardíaca avalia a anatomia cardíaca, o músculo cardíaco e a função do coração de maneira precisa. É o único exame que permite de maneira não invasiva a identificação de fibrose miocárdica, auxiliando na descoberta da causa das diferentes patologias cardíacas.

 

Além da ressonância, o Instituto Médico de Diagnóstico por Imagem (IMEDI) também já realiza a tomografia cardíaca que é um exame simples, rápido e realizado em duas etapas no mesmo exame. Na primeira etapa, as imagens são obtidas sem a utilização do meio de contraste endovenoso, com o objetivo de mensurar a quantidade total de cálcio presente nas artérias coronárias - que são as responsáveis pela irrigação cardíaca - e determinar o Escore de Cálcio. Este escore é hoje a melhor ferramenta diagnóstica para estratificar o risco de eventos cardíacos futuros.

 

A próxima etapa consiste na injeção do contraste endovenoso, com obtenção de imagens do interior das artérias coronárias, e imagens em 3D do coração, permitindo a identificação de pontos de estreitamento por placas ateromatosas. Este exame também consegue caracterizar componentes da placa, mapear a anatomia coronariana e suas variações, além de ser um bom método de avaliação de pontes de safena e mamária e de stents.

 

O método possibilita a identificação precoce de obstruções das artérias coronárias mesmo antes dos pacientes terem sintomas, com grande precisão sem a necessidade de internação hospitalar. “Estudos demonstram que o paciente ao descobrir que têm obstruções nas artérias coronárias segue mais o tratamento farmacológico prescrito pelo seu médico, e adere facilmente a estratégias como mudança do estilo de vida”, explica o médico Roberto Candia (especialista em cardiologia e em ressonância e tomografia cardíaca do IMEDI).

 

O IMEDI tem buscado trazer as tecnologias de ponta usadas nos grandes centros do país na realização de exames por imagem. É o pioneiro no estado de Mato Grosso à realizar o exame de ressonância cardíaca.