ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Baiano e Denardi articulam abertura de novo concurso público

Data: Quarta-feira, 03/04/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria

O deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) se reuniu com o comandante Geral da Policia Militar Coronel Nerci Denardi para articular junto ao Governo do Estado celeridade na abertura de concurso público para a formação de novos oficiais. Denardi informou ao deputado sobre a intenção do governador Silval Barbosa na abertura do edital, mas se mostrou apreensivo com a falta de expectativa quanto ao lançamento do edital e a indefinição sobre o numero de vagas a serem ofertadas.

 

Baiano se comprometeu em buscar junto ao governador celeridade nos tramites para abertura das provas e acrescentou que nesta quinta-feira, 04.04, está agendada uma grande reunião com a presença das entidades organizadas de Sinop, Câmara de Vereadores e o deputado Estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) para debater com Silval soluções efetivas para o combate e repressão à criminalidade no município. O tema também foi discutido neste final de semana na CDL em Sinop com a presença do deputado e representantes das mais diversas entidades. 

 

A audiência com Silval será às 11h, no Palácio Paiaguás e é resultado de um conjunto de ações desencadeadas pelo deputado Baiano Filho ao longo dos últimos 30 dias, onde tem cobrado de maneira contundente soluções para a estruturação da segurança pública em Sinop.

 

ATUAÇÃO – Há poucos dias, Baiano também se reuniu com o juiz da Comarca de Sinop Dr. João Manuel Pereira Guerra. Apreensivos com o avanço da violência e a incapacidade do Governo do Estado no combate e repressão, juiz e deputado discutiram as possibilidades de ação conjunta para o combate à criminalidade em Sinop.

 

Baiano também tem atuado garantindo condições a formação de agentes prisionais com o objetivo não só de melhorar a atuação no presídio, mas de garantir o retorno às ruas dos policiais que prestam serviço em substituição aos agentes dentro do presídio.

 

Após meses de gestão junto a SAD e a SEJUDH, Baiano recebeu na ultima semana a confirmação do secretário de Administração, Francisco Faiad de que até o final de abril o Governo do Estado fará o chamamento de todos os agentes prisionais e do socioeducativoaprovados no concurso.

 

De forma emergencial, Baiano também garantiu a destinação de duas viaturas da ROTAM para Sinop. Cada viatura é formada por um contingente de quatro policiais.

 

Outro pleito do deputado é a instalação da Base Comunitária do São Cristóvão, condicionada ao remanejamento dos policiais que prestam atendimento ao Presídio Ferrugem. Para a instalação, a prefeitura custeará a locação do espaço físico e o governo do Estado garantirá o aparelhamento do local e o envio de viaturas. A localização da base é estratégica, abrangendo um aglomerado de 39 bairros.  

 

O funcionamento do Centro Socioeducativo de Sinop é outro motivo de constantes cobranças do deputado, que articulou junto a Secretaria de Estado de Cidades (SECID), em caráter de urgência, a realização da última vistoria técnica oficializando o termo de recebimento e conclusão da obra. Para o funcionamento das instalações, destinada ao atendimento de jovens e adolescentes infratores, será necessário ainda aguardar pelo chamamento dos agentes prisionais aprovados no último concurso público, o que deve ocorrer até o final de abril.

 

Desde 2011, Baiano tem mapeado os pontos falhos da segurança pública em Sinop. As insatisfações resultaram na realização de uma grande audiência pública em outubro de 2011 para debater as soluções. A partir de então, o deputado tem cobrado de perto a ampliação do contingente prisional e militar, não apenas de Sinop, mas de toda região. A precariedade na atuação da força policial envolve problemas básicos como a falta de viaturas e instalações físicas inadequadas.