ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Campos e Henry são os mais faltosos de MT no Congresso Nacional

Data: Terça-feira, 02/04/2013 00:00
Fonte:

Levantamento da revista “Congresso em Foco” revela que, entre os oito deputados federais de Mato Grosso, Pedro Henry (PP) e Júlio Campos (DEM) foram os mais ausentes nas sessões de 2012 destinadas à votação.

 

Com 22 faltas de 91 sessões realizadas pela Casa cuja presença dos parlamentares é obrigatória, Henry e Campos lideram empatados lista dos que mais faltaram. Isso significa que não estiveram presentes em cerca de 20% das votações.

 

Dos 91 dias em que a presença na Câmara era obrigatória, cada parlamentar brasileiro faltou, em média, 17 vezes. Dos 649 parlamentares que exerceram o mandato no ano passado, entre deputados e senadores, apenas 19 compareceram a todas as sessões plenárias deliberativas.

 

Henry justificou todas as ausências. Já Júlio Campos teve uma falta sem justificativa. Faltar sessões reservadas a votação sem apresentar esclarecimentos implica em desconto no salário, e até perda do mandato caso as faltas cheguem a um terço das reuniões realizadas no ano.

 

Apesar das faltas, nenhum parlamentar corre o risco de ser cassado, já que a grande maioria das ausências foi abonada, ou seja, perdoada pela direção da Casa. A cadeira de Henry só esteve por um fio quando foi à votação na Câmara a cassação do seu mandato por ter sido condenado pelo Superior Tribunal Federal (STF) pelo escândalo do Mensalão. Ele teve a perda dos direitos políticos, mas permaneceu com o mandato, segundo decisão do plenário.

 

O motivo de doença foi uma das justificativas mais apresentadas no Congresso, e inclusive, entre os parlamentares de Mato Grosso. Segundo a assessoria de Júlio Campos, a ausência do deputado se deu pela doença de sua esposa, Isabel Campos, que faleceu no final do ano passado.

 

O senador Jayme Campos (DEM) não foi a 23 sessões no ano passado. E como o que mais faltou no Senado entre os três representantes de Mato Grosso, também alegou motivo de doença. “Estive internado por duas vezes no ano passado, em uma delas por 14 dias”, conta, alegando que isso não afetou o seu desempenho como parlamentar.

 

Entre aqueles congressistas com 100% de presença está o senador Pedro Taques (PDT), que não se ausentou de nenhuma votação, das 126 sessões de 2012. Cidinho Santos (PR) também compareceu - foi às 36 sessões como suplente de Blairo Maggi (PR). Porém, em 2011, segundo a Congresso em Foco, nenhum senador foi a todas as reuniões.

 

Além de Henry e Campos que faltaram 22 vezes, o deputado Homero Pereira (PSD) faltou 14 sessões, Wellington Fagundes (PR) 13, Carlos Bezerra (PMDB) teve 10 faltas, Nilson Leitão (PSDB) esteve ausente nas reuniões nove vezes, Eliene Lima (PSD) seis, e por último Valtenir Pereira, com apenas duas ausências.