ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Embrapa apresenta nova cultivar de arroz em dia de campo em Marcelândia

Data: Terça-feira, 02/04/2013 00:00
Fonte: Odocumento

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária fará neste sábado, dia 6, mais um pré-lançamento da cultivar de arroz de terras altas BRS Esmeralda. A apresentação será durante o 1º Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta de Marcelândia (MT), realizado em parceria com a Famato.

 

A BRS Esmeralda é resultado do trabalho de melhoramento genético desenvolvido pela Embrapa Arroz e Feijão e é recomendada para as lavouras de Goiás, Mato Grosso e Sul do Pará.

 

O lançamento oficial será no próximo dia 17, durante a Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis (MT). Antes disso, o material foi apresentado para técnicos, consultores e produtores em dois dias de campo e uma visita técnica.

 

“O que destaca a BRS Esmeralda é a produtividade média acima de 4 mil kg/ha. Além disso, tem moderada resistência às principais doenças do arroz e ao acamamento”, explica a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão Isabela Furtini.

 

O grão da BRS Esmeralda é longo e fino e é classificado como de excelente qualidade culinária. A floração se dá com 77 dias e o ciclo total varia de 105 a 110 dias. A janela de plantio recomendada para a BRS Esmeralda é de 1º de outubro até 15 de dezembro, com densidade de semeadura de 70 kg/ha e espaçamento entre linhas de 25 cm. Outra característica da nova cultivar é a maior tolerância ao estresse hídrico e maior rusticidade.

 

As sementes da BRS Esmeralda já estarão disponíveis para os produtores de Mato Grosso, Goiás e Sul do Pará na próxima safra. Elas serão comercializadas pelas sementeiras credenciadas pela Embrapa.

 

Dia de campo

O 1º Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta de Marcelândia é promovido pela parcerias entre Embrapa e Famato e será realizado na Fazenda. Além de apresentações sobre a cultura do arroz, haverá palestras sobre a sojicultura, gestão da propriedade rural, mercado de madeira de reflorestamento, sistemas integrados de produção, entre outras.

 

O evento é destinado a técnicos, produtores, estudantes e demais profissionais ligados ao setor agropecuário. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local, a partir das 7h15.