ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Municípios do interior de Mato Grosso serão atendidos pelo Fundeic Itinerante 2013

Data: Sábado, 30/03/2013 00:00
Fonte: SECOM/MT

O programa será realizado pela primeira vez no Estado, seguindo os mesmos moldes do FCO Itinerante. “Além de atender na secretaria, estamos realizando um trabalho de contato com o setor empresarial, disse o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), Alan Zanatta.

 

Segundo ele, objetivo é percorrer o interior de Mato Grosso para conhecer a realidade dos diversos segmentos, ouvir as demandas e divulgar as linhas de financiamento e incentivo que estão disponíveis para quem acredita e quer investir no Estado. 

 


Através de palestras explicativas, serão divulgadas informações de como aderir ao Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial aos micros e pequenos empresários. Os recursos são 100% do Governo do Estado, arrecadados através do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).

 

O secretário explica que para 2013 o valor disponível no orçamento para adesão é de cerca de R$ 3,5 milhões. O Fundo é destinado às empresas industriais, comerciais e de turismo geradoras de ICMS, responsáveis por agregar valor às matérias-primas regionais, gerando emprego e renda para os municípios. 

 


Em relação ao prazo para pagamento, a carência é de até 24 meses a contar da liberação dos recursos, com amortização de até 60 (sessenta) parcelas iguais e consecutivas, vencendo a primeira após o término da carência. Lembrando que os períodos de carência e de amortização serão estabelecidos através de análises técnicas elaboradas pelo FUNDEIC. 


Com juros de 6,10% ao ano, o Fundo oferece ainda bônus de adimplência de 25% sobre os juros no período de amortização, o que reflete na redução para 4,57% com pagamento na data estabelecida dentro do prazo. 

 

O Fundeic Itinerante irá percorrer 11 municípios de Mato Grosso, intercalando com a agenda do FCO Itinerante que já foi realizado em cinco municípios do Estado e ainda irá contemplar outras 21 cidades. 

 

Municípios que recebem o Fundeic Itinerante em 2013:

Guarantã do Norte – 26/03

Matupá – 27/03

Nobres – 30/04

Aripuanã – 09/05

Arenápolis – 28/05

Itiquira – 11/06

Canarana – 14/06

Nova Bandeirantes – 04/07

Nova Monte Verde – 05/07

Poxoréu – 16/07

Rosário Oeste – data a definir