ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Suposto homem-forte da MSI/Corinthians é encontrado morto em casa

Data: Domingo, 24/03/2013 00:00
Fonte: Terra

 

Boris Berezovsky, magnata russo e ex-autoridade do Kremlin que acabaria se tornando um dos críticos mais ferozes do atual presidente Vladimir Putin, morreu próximo à região de Londres neste sábado. A informação foi divulgada por agências de notícias russas, citando parentes e um advogado do oligarca que era considerado o homem-forte da MSI (Media Sports Investment), ex-parceira do Corinthians.

 

A agência Interfax citou como fonte um parente, que não teve o nome divulgado, dizendo que Berezovsky, 67 anos, que havia se exilado na Grã-Bretanha, morreu em casa. O veículo também citou um advogado russo de Berezovsky, Alexander Dobrovinsky, como tendo confirmado a morte.

 

Segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, o magnata foi encontrado morto na banheira de sua residência, em Surrey, próximo à região metropolitana de Londres. A polícia britânica não comentou a notícia imediatamente.

 

Berezovsky já foi indicado como o financiador da parceria entre Corinthians e MSI, que levou jogadores como Carlos Tevez e Javier Mascherano ao clube brasileiro, em 2005. Em 2007, o o Ministério Público Federal de São Paulo fez a primeira denúncia sobre o acordo, indicando que os mais de US$ 30 milhões que entraram no País, na época, tinham como origem crimes cometidos pelo magnata russo contra a administração pública da Rússia e de outros países. A intenção seria tornar legal o dinheiro com transação de jogadores no Corinthians.

 

Em depoimento dado em janeiro passado na 6ª Vara Federal de São Paulo, o o iraniano Kia Joorabchian, que presidia a MSI, apontou o empresário russo Rafael Filinov, 45 anos, e não Berezovsky, como o homem por trás da parceria.