ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vinte casas correm risco de desabar em Cuiabá, diz Defesa Civil

Residências estão localizadas às margens do córrego do Machado. Moradora relatou ao G1 que água derrubou muro e casa corre risco de cair.

Data: Sábado, 23/03/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT

Vinte residências localizadas às margens do córrego Machado, em Cuiabá, correm risco de desabar. A constatação é da Defesa Civil da capital. As casas, informou o órgão, tiveram a estrutura comprometida pelo temporal que atingiu a região na última semana.

 

Uma das vítimas é a moradora Elisabeth Barbosa Moreira. Ela reside em uma chácara no bairro Jardim São Sebastião com a mãe. O local fica próximo ao córrego. Segundo ela, a água invadiu a chácara e derrubou parte de um muro. Todos estão preocupados com a situação.

 

Muro de chácara caiu e erosão ameaça casa localizada às margens do córrego Machado (Foto: Elisabeth Barbosa Moreira)
Muro de chácara caiu e erosão ameaça casa localizada às margens do córrego Machado (Foto: Elisabeth Barbosa Moreira)

 

"Moramos na chácara há mais de 30 anos e nunca a chuva foi tão forte a ponto de comprometer o terreno. Desde a chuva do dia 18 não dormimos mais em paz, com medo de que a casa caia'', contou a moradora ao G1.

 

Elisabeth disse que vai retirar os móveis da casa a partir deste final de semana. "Já vamos começar a retirada os móveis da casa dela neste fim de semana, mas ainda corremos o risco de a chuva invadir todo o terreno'', contou.

 

Além do Bairro São Sebastião, outras cinco localidades cortadas pelo córrego Machado, segundo a Defesa Civil, estão em risco. O coordenador do órgão, Oscar Amélito, afirmou ao G1 que 230 casas da região foram afetadas pela enchente, e outras 20 deverão ser interditadas.

 

“Uma equipe formada pela Secretaria de Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Cidades realizou uma vistoria para verificar as condições das casas e dos prejuízos às famílias atingidas pelas chuvas. Na próxima segunda-feira (25) voltaremos ao local para notificar e retirar os moradores do local'', anunciou.

 

Nível do córrego aumentou e provocou erosão em chácara de Cuiabá (Foto: Elisabeth Barbosa Moreira)
Nível do córrego aumentou e provocou erosão em chácara de Cuiabá (Foto: Elisabeth Barbosa Moreira)
 

Ainda conforme o coordenador, somente em Cuiabá, existem 6.879 casas margeadas por 23 córregos e localizadas em áreas de risco. Segundo ele, a secretaria de Habitação prevê a entrega de 400 casas em abril para a transferência das famílias mais afetadas. O órgão, segundo ele, ainda prevê a construção de alojamentos multiuso para a acomodação de moradores nos casos de emergência.

 

“A recomendação da Defesa Civil é que os moradores fiquem atentos às condições das chuvas e que no menor risco saiam de suas casas, esperem esse período de chuvas passar em casa de parentes que estejam em uma área mais protegida. E ainda, se começou a chover e ao menor sinal de que o nível dos rios aumente, todos devem ligar para o número 193”, recomendou Amélito.

 

Previsão do tempo
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que mais chuva volte a atingir o estado durante o fim de semana. Mesmo com o fim do verão, ocorrido nesta quinta-feira (21), a previsão é que o período de chuvas se mantenha até o mês de abril.

 

“O volume de chuvas se manteve constante e dentro da média prevista durante o verão. Apesar da capital ter atingido o volume de chuvas esperado, em apenas um dia choveu quase o que era esperado para o mês de março", explicou a meteorologista Danielly Queiroz.