ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Caminhões da prefeitura são flagrados jogando lixo nas margens do rio Cuiabá

Data: Sexta-feira, 22/03/2013 00:00
Fonte: Priscilla Silva/ Olhar Direto

 

Foto: Da Assessoria

Caminhões da prefeitura são flagrados jogando lixo nas margens do rio Cuiabá; fotos

 

Dois caminhões que prestavam serviços para a prefeitura de Várzea Grande foram flagrados jogando lixo na beira do Rio Cuiabá. A denúncia partiu dos moradores que residem próximo ao local conhecido como ‘Embordador’. Eles foram até o gabinete do vereador Pery Taborelli (PV). Ele decidiu fazer uma vistoria no local e na ocasião encontrou os dois caminhões praticando o crime.


A polícia militar foi acionada e constatou que o ato se enquadrava em crime ambiental. De acordo com o vereador, desde o início do ano, a prefeitura vem descumprindo um acordo firmado por meio de Pacto Ambiental e vem jogando lixo na localidade.



“Estão jogando todo tipo de lixo ali, desde volumosos, como sofás e resíduos da construção civil. Porém, o que seria certo era destinar os resíduos para o lixão de Várzea Grande, até o novo aterro sanitário for definido”, afirmou.



Além do crime ambiental, o Ministério do Trabalho, também esteve no local para verificar as condições trabalho de aproximadamente 20 trabalhadores da prefeitura que atuavam no local. Segundo Taborelli, eles estavam sem equipamentos de segurança, não tinham contratos de trabalhos definidos e outras irregularidades.



Os caminhões flagrados jogando lixo no rio estavam trabalhando para a prefeitura do município há três dias, mas ainda não tinha nenhum contrato firmado. Os veículos foram apreendidos e o caso será investigado pela Polícia Judiciária Civil (PJC).



Outro Lado
Procurado pela reportagem, o secretário de Infraestrutura de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, reconheceu o erro. “Nós reconhecemos o erro e apoiamos a fiscalização da polícia ambiental. Esse flagrante é a consequência de um erro do passado que não terá continuidade, po ser uma determinação do prefeito Walace Guimarães”, afirmou.



Ainda segundo o secretário, o lixo que era jogado no local em questão eram materiais volumosos e sim de restos de jardinagem como, galhos da poda de árvores.