ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

TCE realiza oficina para efetivação do controle social em Barra do Garças

Data: Terça-feira, 19/03/2013 00:00
Fonte: Odocumento

Aproximar sociedade e governo de forma produtiva e com debate público continuado. Este é o objetivo da oficina “Transparência e Controle Social” que será realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso em Barra do Garças nesta quinta-feira (21/03). Ao longo da manhã, Conselhos e membros da gestão pública municipal se reúnem para discutir demandas sociais prioritárias para serem incluídas no Planejamento Estratégico. O evento ocorre às 8 horas, na Secitec – Escola Técnica.

 

A oficina já foi realizada em Cáceres, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra e reuniu, ao todo, 66 conselhos municipais. “A grande surpresa é que em alguns municípios participaram mais conselhos do que havíamos convidados, trata-se de conselhos criados recentemente, dos quais não tínhamos ainda conhecimento”, contou a secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo. Segundo a secretária, a oficina constitui uma oportunidade de pensar a gestão pública de forma sistêmica e não somente segmentada em áreas. “A eficiência e qualidade dos serviços oferecidos estão diretamente ligados à coordenação entre as áreas e ao diálogo do gestor com a sociedade”, disse.

 

Promovida pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do TCE-MT, a oficina é direcionada aos Conselhos Municipais foi realizada em quatro municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). O objetivo é estimular o acompanhamento, por parte da sociedade, das etapas do Planejamento Estratégico implantado pelo município.

 

A ação busca estimular os Conselhos Municipais a acompanharem as etapas do Planejamento Estratégico implantado pelo seu município, além de participarem de forma efetiva, defendendo os interesses da sociedade. “Nosso trabalho é estimular o exercício do controle social e nesse sentido, vem ao encontro as atribuições dos Conselhos”, explicou a secretaria da SAI. Um dos tópicos a serem discutidos é a criação de parcerias por parte dos conselhos e ainda a participação ativa deles nos processos de construção do Planejamento Estratégico que deve nortear as Peças Orçamentárias (PPA, LOA, LDO).

 

Os municípios escolhidos para receberem a oficina fazem parte do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), e são os mesmos que receberão, em 2013, técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos, primeiramente, por oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.

 

As próximas ações serão voltadas aos outros doze municípios estão iniciando as atividades do PDI, sendo: Alta Floresta, Primavera do Leste, Campo Verde, Campo Novo dos Parecis, Barra do Bugres, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Juína, Juara e Poconé.