ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Depois de esperar dois anos por indicação, deputado compra cozinha industrial para assentadas

Data: Terça-feira, 19/03/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

Dar alternativa de renda às mulheres do Assentamento Colorado, localizado a 72 quilômetros da área urbana de Paranatinga (320 km de Cuiabá). Este será a principal função da cozinha industrial entregue pelo deputado estadual Zeca Viana à Associação Comunitária das mulheres do Assentamento Colorado, no último sábado (16).

 

A solenidade de entrega da cozinha industrial contou com as presenças do prefeito Vilson Pires (PRP) e de diversos vereadores como Clorisvaldo Dias (PDT), o Dopé, bem como o presidente municipal do PDT, Jaime Aguiar Filipin.

 

Mas as presenças mais entusiasmadas foram das cerca de 20 mulheres que compõem a associação. “Não tínhamos nada e hoje conquistamos essa oportunidade de trabalhar e crescer”, disse Fátima Oliveira.

 

Na cozinha que foi instalada em Paranatinga, por opção das próprias mulheres, serão produzidas frutas cristalizadas, doces, geleias e tempêro completo. “Em breve as frutas produzidas no assentamento, como manga, caju, limão e abacaxi se transformarão em novos produtos e oportunidades para cada uma de nós”, disse Juditi Chididi.

 

Zeca Viana ressaltou que passou dois anos fazendo indicações e solicitando ao Governo do Estado que fomentasse uma atividade econômica para as mulheres do Assentamento Colorado. Contudo, os pedidos não foram atendidos.

 

“Tenho por hábito honrar meus compromissos. Como prometi às mulheres que iria ajudá-las junto ao Governo e este não sensibilizou, resolvi cumprir a promessa de realizar o sonho delas por conta própria”.

 

A presidente da Associação, Gercina Alves Vilela, conta ainda que as mulheres se prepararam para trabalhar na cozinha industrial fazendo cursos de culinária oferecidos pelo Senar.

 

Os equipamentos da cozinha industrial, como fogão, mesas, freezer e utensílios foram pagos pelo próprio deputado, que visitou a comunidade rural e constatou a ausência as dificuldades enfrentadas pelos assentados.

 

APOIO – “O deputado Zeca Viana fez o que o Governo do Estado deveria ter feito há muito tempo. Deu uma alternativa de emprego e renda a essas mulheres do Assentamento Colorado que sofrem pela falta de assistência do poder público”, destacou o prefeito Vilson Pires.

 

Para instalar a cozinha industrial em Paranatinga, o deputado Zeca Viana contou com a parceria da Prefeitura Municipal para viabilizar o prédio para a Associação e com o apoio da primeira-dama Lindineide de Freitas.