ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Xi Jinping assume presidência da China para mandato de dez anos

Em quatro meses, Xi Jinping chegou aos três mais altos cargos do poder. Mandato será desafiado por corrupção, protestos e desigualdade social.

Data: Sexta-feira, 15/03/2013 00:00
Fonte: Roberto Kovalick/ G1- Globo

O novo presidente da China assumiu na quinta-feira (14) o mandato de dez anos, desafiado pela corrupção, protestos e crescente desigualdade social.

 

Em clima de tentativa para aproximar o governo da população, Xi Jinping já alertou que a corrupção ameaça a própria sobrevivência do Partido Comunista e lançou uma campanha para evitar o desperdício e a corrupção.

 

Em quatro meses, Xi Jinping chegou aos três mais altos cargos do poder chinês. Em novembro, foi escolhido secretário-geral do Partido Comunista e chefe do Exército.  A eleição de Xi Jinping para suceder Hu Jintao faz parte do processo transição de poder no país, que acontece uma vez a cada década.

 

Desde que assumiu o cargo de líder do partido, visitou várias regiões da China, incluindo pequenas comunidades rurais. O gesto foi compreendido por analistas internacionais como uma demonstração de que, em seu governo, haverá espaço para críticas e que será intolerante com a corrupção.

 

Xi Jinping é hoje um dos homens mais poderosos do planeta e, à frente da segunda maior economia do mundo, terá de enfrentar desafios: a pobreza das áreas rurais, salários baixos, o uso em larga escala dos combustíveis fósseis e a poluição do ar em níveis alarmantes. Além disso, vai ter de explicar qual a posição do governo sobre a espionagem e ataques cibernéticos.

 

O assunto foi trazido à tona pelo presidente Barack Obama na quarta-feira (13) à noite em uma entrevista para a TV americana. Obama acusou a China pelo aumento das ameaças à segurança cibernética. Disse também que espera respeito do país às normas internacionais e que terá uma conversa "dura" com o governo chinês sobre o assunto.