ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Na volta da torcida, Corinthians vence Tijuana com "olé" e susto de Pato

Alexandre Pato, mesmo machucado, comemora o gol marcado, que abriu o placar no Pacaembu

Data: Quinta-feira, 14/03/2013 00:00
Fonte: Gustavo Franceschini Do UOL, em São Paulo
 torcida demorou, mas finalmente se reencontrou com o Corinthians na Copa Libertadores, e no melhor estilo possível. Diante do Pacaembu lotado, o time do técnico Tite venceu e convenceu diante do Tijuana, com um 3 a 0 que só não foi perfeito pelo susto que Alexandre Pato deu no público alvinegro, saindo com dores logo após marcar seu gol.
 

Como a lesão não preocupa, ao menos a princípio, o corintiano pode comemorar o importante triunfo à vontade. Agora, o clube do Parque São Jorge tem sete pontos, contra nove do ainda líder Tijuana. O Millonarios, terceiro colocado do Grupo 5, tem três e joga nesta quinta com o San Jose, fora de casa.

 

Com isso, o Corinthians afasta o risco de uma queda precoce, embora ainda não esteja totalmente livre disto. Mesmo assim, não foi difícil perceber o alívio da torcida depois de três jogos complicados no primeiro turno da fase de grupos.

 

Antes de rever sua torcida pela primeira vez desde o título do ano passado, o Corinthians empatou com o San Jose na Bolívia e viu de perto uma tragédia, com a morte do jovem Kevin Espada. Diante do Millonarios, o clube cumpriu a punição imposta pela Conmebol e jogou diante de um Pacaembu quase vazio. Na semana passada, a equipe de Tite enfrentou uma viagem de cerca de 17 horas para jogar no gramado sintético e perder do Tijuana.

 

Nesta quarta, tudo voltou ao normal, mas não sem festa. Antes do apito inicial, um mosaico nas cadeiras laranjas exibiu a mensagem “Bimundial”, em homenagem ao título conquistado no Japão, em dezembro de 2012. Quando entraram no gramado, foram os jogadores que agradeceram, com uma faixa que disse que o “Pacaembu fica muito mais bonito com vocês”.

 

De fato, a torcida fez a parte dela, com mais de 33 mil torcedores no estádio. Em campo, o time respondeu à altura, apesar da qualidade do rival, que deu bastante trabalho. Sob a batuta de Renato Augusto, mais uma vez o melhor em campo, o time trocou muitos passes e soube envolver a equipe mexicana.

 

O Tijuana apostou nos contra-ataques e no trio ofensivo. Riascos e Martínez nas pontas, com Moreno pelo meio, deram muito trabalho a Fabio Santos e Alessandro, especialmente. Cássio também não esteve bem, e assustou a torcida ao errar uma saída de gol quando o jogo estava 0 a 0.

 

Renato Augusto tratou de resolver o problema do placar em branco. Aos 27 minutos, ele recebeu belo passe de Alessandro, invadiu a área e bateu forte. A bola acertou duas traves do goleiro Saucedo e voltou nos pés de Pato, que só bateu para o gol vazio

 

A comemoração durou pouco e Pato saiu na sequência sentindo dores na coxa direita. Aparentemente, nada que assuste. No intervalo, membros da comissão técnica explicaram que a substituição foi, antes de tudo, uma prevenção pelo histórico de lesões do jogador.

 

Indiferente ao problema do companheiro de ataque, Guerrero garantiu a vitória com seu faro de gol. Aos 37 minutos, Renato Augusto deixou Alessandro bem posicionado dentro da área e, depois de um cruzamento rasteiro, o peruano bateu meio sem jeito e fez 2 a 0.

 

Foi a conclusão de um primeiro tempo quase perfeito, um dos melhores do Corinthians no ano. O problema é que, como já aconteceu antes nesta temporada, o time voltou desatento na etapa final. Fábio Santos e Alessandro mais uma vez deram espaços e o Tijuana só não marcou porque vacilou nas finalizações.

 

O Corinthians demorou dez minutos para equilibrar as ações, e só o fez quando Renato Augusto foi para o meio e Romarinho para a esquerda. Quando o time de Tite parecia disposto a levar o jogo em banho maria, o Tijuana provocou.

 

Os mexicanos abusaram da violência e Ralf chegou a dar um empurrão em Arce, incomodado com uma falta. Uma provocação de Guerrero, na sequência, atiçou a torcida, que começou a puxar um olé e estimulou os jogadores a abusarem das brincadeiras e dos dribles.

 

O clima de guerra serviu para Romarinho perder um gol, o Corinthians distribuir alguns dribles e o Tijuana fazer mais faltas. Em uma delas, Guerrero escorou para o meio da área e Paulinho, livre, fez o terceiro de cabeça, explodindo o Pacaembu, que ainda teve tempo de aplaudir Renato Augusto de pé.

 

Agora, o Corinthians faz uma pausa em sua maratona de Libertadores. No próximo sábado, recebe a União Barbarense e inicia uma série de confrontos pelo Campeonato Paulista. O time só volta a jogar pela competição continental em abril, quando vai à Colômbia encarar o Millonarios. 

 
 

Personagens da Partida

Melhores

  • Renato Augusto
    Melhor do time, participou dos dois gols e foi aplaudido de pé
  • Guerrero
    De novo, cirúrgico, marcando na única oportunidade que teve no jogo

Piores

  • Fábio Santos
    Sofreu com Riascos e deu muito espaço para o ataque rival na lateral
  • Abrego
    Sofreu com Renato Augusto em seu setor, de onde saíram os dois gols

Resumo da Partida 

Corinthians 3 x 0 Tijuana
Técnico: Tite Técnico: Antonio Mohamed
  12. Cássio
  2. Alessandro Cartão amarelo
  4. Gil
  13. Paulo André
  6. Fábio Santos
  5. Ralf
  8. Paulinho Gol Cartão amarelo
Saiu 20. Danilo
Entrou 23. Jorge Henrique
Saiu 25. Renato Augusto
Entrou 10. Douglas
Saiu 7. Alexandre Pato Gol
Entrou 14. Romarinho
  9. Guerrero Gol
 
 
  13. Saucedo
Saiu 5. Abrego
Entrou 24. Garza
  3. Gandolfi
  6. Pablo Aguilar Cartão amarelo
  22. Nuñez Cartão amarelo
  16. Pellerano Cartão amarelo
  8. Arce Cartão amarelo
Saiu 15. Corona
Entrou 23. Richard Ruiz
  11. Fidel Martínez
  9. Moreno Cartão amarelo
Saiu 20. Riascos
Entrou 25. Daniel Marquez