ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Julgamentos revelam qualidade do gado

Data: Segunda-feira, 11/03/2013 00:00
Fonte: As avaliações são técnicas e objetivas

Cuiabá (MT), 11 de março de 2013 – A avaliação de 385 animais inscritos na Expoinel MT – Exposição Internacional do Nelore de Mato Grosso não é tarefa fácil. Os julgamentos que acontecem na pista do Parque de Exposições até o próximo dia 14, são realizados por categoria de animais machos e fêmeas estão a cargo de três juízes Fábio Miziara, Thiago José Trevisi Novaes e Antônio Louza do Nascimento escolhidos pela comissão conjunta ACNB, ABCZ e Colégio de Jurado.

 

O critério utilizado para a classificação dos jurados é bem definido. São três categorias, que julgam de forma simultânea. O jurado J1 é aquele que já julgou mais de 10.000 animais zebuínos; o jurado J2, que já julgou entre 1.500 e 9.999 animais e o J3, que ainda não julgou ou julgaram menos de 1.500 animais zebuínos. A presença de três juízes acontece nas etapas obrigatórias do ranking e todos avaliam os mesmos animais.

 

O juiz Fábio Miziara, o jurado J1 da Expoinel MT, diz que o desenvolvimento do gado em Mato Grosso é visível durante o julgamento dos animais realizados nos rankings. Ele ainda ressalta que “isso vem acontecendo em todo Brasil, onde existe uma uniformidade da raça com os investimentos no melhoramento genético”. Para ele as diferenças entre os animais são cada dia menores e isso “acirra ainda mais a disputa”. Segundo Miziara, o julgamento é bem objetivo e são observadas a estrutura do animal, o bom desenvolvimento da musculatura, características sexuais, características raciais e outros detalhes.

 

Nelore é uma raça de gado bovino (Zebu) originária da Índia e os primeiros exemplares da raça chegaram ao Brasil no final do século XVIII. Hoje é a raça de gado predominante no rebanho brasileiro (85% do rebanho total) e base para o cruzamento de gado de corte no Brasil. A raça nelore vem, principalmente nos últimos 30 anos, sendo utilizada para o aprimoramento genético. Os animais passam por uma avaliação e são registrados por técnicos especializados recebendo uma marca da ABCZ , são numerados e recebe o pronome de P.O (Puro de Origem). Atualmente, no Brasil, a criação para este aprimoramento vem crescendo gradualmente e se tornando uma das alavancas comerciais na agropecuária brasileira, recebendo destaque e notoriedade nacional.

 

A Expoinel é organizada pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT - com apoio do Fabov – Fundo de Apoio á Bovinocultura de Corte e da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, e patrocínio da Biogénesis-Bagó, Agroceres, JBS e Banco do Brasil. Os resultados de todas as etapas do Ranking MT podem ser acompanhados pelo site da Nelore MT: http://www.neloremt.org.br/ e pelo fecebook : www.facebook.com/nelore.matogrosso .

 

 

PROGRAMAÇÃO EXPOINEL MT 2013

 

Dia 11 – Segunda-feira

08h – Continuação Julgamento

20h – Leilão Virtual Nelore – Grupo Camargo Solo – Prenhezes, Fêmeas e Machos Nelore PO

Programa Leilões MT – Canal Rural

 

Dia 12 – Terça-feira

08h – Continuação do Julgamento

20h – Leilão Nelore 4 Valetes

– Fêmeas Elite e Embriões

- Nelore Grongoro –Grupo Camargo

- Nelore Lavrinha – nelore Curió

Local: Centro de Eventos da Acrimat – Programa Leilões MT – Canal Rural

 

Dia 13 – Quarta-feira

08h – Continuação do Julgamento

 

Dia 14 – Quinta-feira

08h – Continuação do Julgamento

 

Dia 15 – Sexta-feira

07h – Saída dos Animais