ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Alunos e professores da ESFA na prevenção do uso de drogas licitas por adolescentes e jovens nas escolas

Data: Segunda-feira, 11/03/2013 00:00
Fonte: Redação: TOP NEWS com Assessoria ESFA

O projeto elaborado pela Escola Estadual São Francisco de Assis (ESFA), surgiu da necessidade de se falar claramente sobre as drogas e, principalmente o alcoolismo e o tabagismo o qual é muito presente na vida atual de dos alunos. Sabendo que as drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade vem crescendo no decorrer dos tempos.

 

Segundo a diretora do ESFA Isaurinha Moreira, diante da quantidade e variedade de drogas e com diferentes efeitos produzidos por elas e que os jovens vivem em um período marcado por mudanças e curiosidades, representa um momento especial de desenvolver, trabalhar e discutir esse tema já que a droga exerce forte influência na vida das pessoas.

 

"Portanto, uma educação preventiva e conscientizada pelos alunos, pais, professores, e por toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências causadas pelas drogas no ser humano e em todos os seus aspectos físico, psíquico e social" frisa Isaurinha.

 

Com esse foco as estratégias adotas foram:   Reconhecer o índice de pessoas - jovens e adultos - envolvidas com drogas com o diferencial oposto onde pessoas tem um crescimento pessoal e ocupam posições de destaque dentro da sociedade e que souberam driblar essa situação.

 


Foto mesa: Promotora de Justiça, Juiz da Comarca de Aripuanã e Diretora do ESFA.

 

Um dos pontos fortes do projeto foram os relatos de alunos e as palestras com o poder Judiciário da Comarca de Aripuanã, através do Juiz Dr. Fabrício da Veiga e da Promotora de Justiça Luciana Fernandes Freitas.

 

“Degradação humana, dentes escuros, mau hálito e evidencias que agregam no físico dos usuários de drogas sensações não prazerosas aos olhos dos outros e isso ninguém quer”, enfatizou a promotora Luciana .

 

“Fazer atividades saudáveis e exercitar a mente são procedimentos que matem todos longe dos males causados pelas drogas”, destacou o Juiz Fabrício da Veiga.

 

A professora Rose França fala sobre os jovens exemplos dentro da sociedade entre outros que virão fazer parte, pois é um projeto que pretende ser seqüencial com inúmeros colaboradores de agora até o fim do ano, pois acreditamos que o exemplo e a divulgação dos males causados pelas drogas nós educadores conseguiremos ser os mediadores entre uma vida saudável e a decadência pessoal e moral.

 

"Portanto, o objetivo principal do projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma família e sociedade mais digna e fraterna" finaliza Rose.


Mais informações sobre o Projeto, na Secretaria do ESFA. (66)3565-1503.