ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Com investimento de R$ 60 milhões, MT ganha a 1ª fábrica de biodiesel do Brasil

Data: Domingo, 10/03/2013 00:00
Fonte: Odocumento

O governador Silval Barbosa, ao lado do ministro Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, participou da inauguração da primeira fábrica de biodiesel no Brasil da empresa Bunge. A nova unidade está instalada no município de Nova Mutum, distante 303 km de Cuiabá, onde a Bunge já tem uma unidade de esmagamento de soja, inaugurada há quatro anos. A fábrica de biodiesel representa um investimento de R$ 60 milhões e vai produzir 150 mil m³ de combustível verde, metade da capacidade instalada, segundo o presidente da empresa, Pedro Parente.

 

“Essa empresa, que já tem perto de 30 unidades em Mato Grosso, vem contribuir de maneira significativa, com esta unidade, para a agregação de valores e dar poder de competitividade aos nossos produtores”, disse o governador.

 

Silval Barbosa destacou que "em Mato Grosso estamos comemorando como o maior gigante da produção". Ele falou dos desafios que o Estado precisa superar. O maior de todos é o desafio logístico. Lembrou que os produtores detém a tecnologia da produção mas o gargalo do transporte tem segurado o desenvolvimento.

 

O ministro Pepe Vargas destacou o programa nacional de produção e uso do biodiesel (PNPB), no qual a nova fábrica se insere, proporcionando a liderança do Brasil na produção e consumo do biodiesel.

 

Pedro Parente explicou que a escolha de Nova Mutum se deve ao fato de a empresa já ter no estado perto de 30 unidades, entre silos, centros de distribuições e fábricas.

 

O empreendimento conta com a parceria da agricultura familiar. A empresa compra perto de 150 mil toneladas de oleaginosas de 10 mil agricultores familiares, por meio de 15 cooperativas. Com isso a empresa recebeu o selo combustível social do governo Federal. O SCS compõe os programas que visam ao estímulo da inclusão social.

 

Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Sá; senador Pedro Taques, deputado federal Nilson Leitão, representando a Frente Parlamentar da Agricultura, e o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco, entre outras autoridades.