ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Criança de 8 anos morre vítima de meningite e escola fica em alerta

Data: Domingo, 10/03/2013 00:00
Fonte: G1

Depois da morte de Jadson, 8 anos, por meningite meningocócica, professores e alunos da Escola Estadual Brandão Lima estão sendo medicados. O menino morreu na última segunda-feira (4). A mãe, Sandra Maria, disse que a doença começou como uma virose e por isso não levou o filho ao médico.



"Quando eu levei não teve mais jeito. ele morreu em 24 horas", diz a mãe da criança.



Jadson morava com a mãe e dois irmãos no bairro do Bom Parto, periferia de Maceió. Todos que tiveram contato com ele nos últimos dias devem receber tratamento.



Segundo a direção da escola onde ele estudava, Jadson estava bem e participava ativamente das aulas dias antes de morrer. Por isso a notícia da morte dele deixou todos na escola muito abalados. Jackson da Silva, 11 anos, sempre estava com o amigo. "Eu estou muito triste, ele era meu melhor amigo ", diz.



A escola está fazendo um levantamento para saber quem são as outras crianças que estiveram com Jadson antes dele morrer. Doze alunos já foram medicados.



A meningite meningocócica é uma doença grave e transmitida pela saliva. Causa infecção generalizada em poucos dias. Os sintomas mais comuns são: febre, dor de cabeça, manchas no corpo e vômito.



Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), a morte de Jadson foi a primeira registrada este ano. Mas já são seis casos da doença em 2013. No ano passado foram registrados 19 casos de meningite meningocócica e seis pessoas não resistiram.



Vacina
No Sistema Único de Saúde a vacina está disponível apenas para crianças de 3 meses a menores de 2. Já para as crianças maiores só na rede privada.


A gerente do núcleo de doenças imunopreviníves da Sesau, Claudiane nascimento dos Santos, a doença está acometendo mais crianças até 10 anos e adultos ente 20 e 30 anos.



"Nem todo mundo tem acesso à vacina e por isso precisa redobrar os cuidados com a higine pessoal como lavar sempre as mãos, não compartilhar copos e objetos pessoais e deixar o ambiente sempre ventilado", diz Claudiane.