ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Professora desenvolve Projeto para exterminação do Caramujo Africano na cidade de Juína

Data: Quinta-feira, 07/03/2013 00:00
Fonte: Redação: TOP NEWS/ EDSON PRATES

A professora Jandira Pinheiro de Arruda Silva desenvolveu no município de Juína um Projeto de Pesquisa denominado “União da população a favor do extermínio do Caramujo Africano”.

 

O projeto iniciado em 2011 será realizado num período de três anos, juntamente com toda a população, comunidade escolar em parceria com a Prefeitura de Juína, na limpeza dos lotes e terrenos baldios de todos os bairros e vilas da cidade.

 

Na prática, os estudantes atuam em parceria com coordenadores e professores na coleta dos caramujos para sua incineração. O trabalho nas comunidades é feito na criação de patos domésticos para que eles possam predar os caramujos que contaminam o solo e a água, devastam plantações, hortas e jardins.

 

O Caramujo Africano provoca doenças em humanos e em alguns animais, podendo transmitir vermes que causam doenças neurológicas, como a meningite, embora dessa não tenha havido ainda registro de casos no Brasil.

 

Mas também pode passar aos humanos o causador da angiostrongilíase abdominal, doença fatal que ataca os intestinos (perfuração e hemorragia interna) e da qual há centenas de casos registrados no país.

 

Jandira Pinheiro de Arruda Silva é professora Graduada em Matemática com ênfase em Física, e pós-graduada em Educação da Matemática.