ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Defesa Civil vistoria municípios mais afetados pela chuva em Mato Grosso

Dois municípios estão em situação de emergência desde fevereiro. Nove cidades serão monitoradas após excesso de chuva no início do ano.

Data: Quarta-feira, 06/03/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT

Uma equipe técnica da Defesa Civil de Mato Grosso vai visitar os municípios de Mato Grosso que mais foram afetados pelo excesso de chuvas no começo deste ano. Os técnicos irão percorrer Alta Floresta, Colniza, Castanheira, Cotriguaçu, Juruena, Guarantã do Norte, São Félix do Araguaia, Nova Nazaré e Nova Brasilândia. Eles devem realizar um levantamento da situação em que se encontram essas cidades.

 

Durante a visita aos municípios, os técnicos irão percorrer as áreas de risco nas cidades, verificando também as rotas de acesso e áreas de maior vulnerabilidade que sofreram com enchentes, enxurradas ou inundações. A equipe também vai orientar os municípios sobre quando a situação de emergência deve ou não deve ser decretada.

 

Águas do Rio Vermelho alagaram e danificaram estrutura de ponte de madeira da MT-170 perto do município de Castanheira (Foto: Cleverson Veronese / TOP NEWS)
Rio Vermelho transbordou em Castanheira
(Foto: Cleverson Veronese / TOP NEWS)

 

No início de fevereiro, os municípios de Castanheira e Guiratingadecretaram situação de emergência devido às más condições de tráfego das estradas durante o período de chuvas. Na época, o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, Sérgio Delamônica, afirmou que vistorias seriam feitas locais para verificar o estado de cada município e, caso fosse comprovada a dificuldade, homologar os decretos.

 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu situação de emergência em municípios de Mato Grosso e outros seis estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Mato Grosso, o decreto de número 15/2013 elenca o caso de Guiratinga, a 334 km de Cuiabá.

 

Apesar de haver reconhecimento na esfera federal de uma única cidade mato-grossense, outras também são monitoradas pelo governo. Em âmbito local, as prefeituras já decretaram emergência após ficarem isoladas desde que as chuvas deste mês aumentaram o número de atoleiros, fizeram rios transbordar, além de danificar pontes em várias regiões do estado.