ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nortelândia lança o programa “Mobilidade e Saúde Pública”, inédito no Brasil

Data: Domingo, 03/03/2013 00:00
Fonte: Luy de Araújo/ ASCOM

Foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Nortelândia, o lançamento do programa “Mobilidade e Saúde Pública”, que consiste em mais uma etapa do processo de transformação da saúde do município de Nortelândia. O programa é um moderno sistema digital, que vai potencializar a prestação de serviços dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de proporcionar dados importantes em tempo real, disponibilizando inclusive 25 tablets de 7 polegadas para os ACS’s com sinal via satélite, contando ainda com GPS. Essa nova tecnologia vai dar mais agilidade no atendimento a população, se contar a economia de papel e a possibilidade de acompanhar o trabalho dos agentes em tempo real.

   
O prefeito Neurilan Fraga, participou do lançamento do programa, oportunidade em que ressaltou a importância deste projeto para a comunidade.

   
“A tecnologia permite uma maior velocidade das informações, que é essencial nos dias atuais. Essa ferramenta possibilitará que a princípio, começando pelos agentes de saúde, estabeleça o mapeamento geral da saúde em nosso município, onde em breve, todas as informações das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social serão interligadas, facilitando o acesso às informações, evitando a burocracia, e proporcionando eficiência e qualidade na prestação de serviços a população” frisou Neurilan.

   
A administração municipal já disponibiliza internet gratuita tipo wi-fi na Praça Edgar de Araújo, centro da cidade, e na Praia de Nortelândia, e de acordo com o gestor municipal, a intenção é de que todos os bairros além dos assentamentos tenham pontos com acesso à internet gratuita para a população.

   
O gerente da empresa TWI Consultoria e Tecnologia, Marcio Freitas, enfatizou que o município de Nortelândia é o primeiro no Brasil a implantar o sistema digital completo para os agentes de saúde.

  
“Temos notícias que existem vários projetos em implantação em outras cidades, mas que o município Nortelândia é a primeira a executar em completo para os agentes de saúde” disse ele.

   
Márcio explicou ainda que a iniciativa trará vários benefícios para a administração municipal, uma vez que o aplicativo melhorará todo serviço que desenvolvido na área, eliminando a necessidade da utilização de papel como se faz hoje. 

   
“Com o tablet, será possível informatizar o procedimento, proporcionando a visualização do levantamento que o agente de saúde está realizando, como a quantidade de focos de dengue e outras doenças que existem em toda cidade, já que o cadastramento acontece em tempo real, online, e de imediato” explicou Márcio Freitas.

    
Os ACS já estão passando por intenso treinamento para o manuseio do programa e dos tablets, tanto no trabalho de campo, para o aperfeiçoamento na utilização das informações, obtendo melhor desempenho possível, como deseja a gestão. Em poucos dias, as unidades de saúde PSF I do Bairro Novo Horizonte e PSF II do Bairro da Ponte, contarão também com esse sistema, que terá o atendimento e procedimentos totalmente digitalizados, agilizando o atendimento nas unidades de saúde.

    
Com a implantação do sistema, a Secretaria Municipal de Saúde terá uma visão completa do que está acontecendo na moradia do paciente, nas unidades de saúde, monitorando o atendimento a população, podendo corrigir com maior rapidez falhas existentes. 

   
“A implantação do programa auxiliará em nossos projetos, além da capacitação de recursos junto aos governos municipal, estadual e federal, onde em alguns casos, informações que durariam dois meses para chegar ao sistema desses governos, chegarão agora imediatamente” frisou a titular da pasta Norma Firmiano Barradas.

     
O lançamento contou com a presença dos Secretários Municipais Edivaldo de Sá (Administração), Anita Peron (Assistência Social), Antônio Quinteiro (Desenvolvimento Econômico), Marlene Júlia Scarpat (Educação) e assessores.