ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Após intervenção de Pedro Taques, Cemat programa investimentos em Tapurah

Data: Quinta-feira, 28/02/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria

A intervenção do senador Pedro Taques (PDT-MT) na questão da precariedade no fornecimento de energia elétrica ao município de Tapurah trouxe, nesta semana, informações animadoras à população local. Em ofício encaminhado ao parlamentar, a Cemat (Centrais Elétricas Mato-grossenses) lista uma série de investimentos que deverão ser realizados na região até o final de 2013.

 

“Desde o início estamos ao lado do prefeito lutando pelo desenvolvimento do município. Cobramos da Cemat a ampliação do fornecimento de energia e levamos o problema ao Ministério de Minas e Energia. Com o sinal positivo da Cemat, iremos, agora, acompanhar de perto a execução do trabalho”, explicou o parlamentar.

 

Em janeiro deste ano, o prefeito Luiz Eickhoff (PDT) relatou a Pedro Taques que diversas indústrias estão prejudicadas em seu funcionamento e várias outras deixaram de se instalar na cidade devido ao problema de fornecimento de energia elétrica. O município está localizado a 445 km da Capital de Mato Grosso.

 

Conforme disse o prefeito, a demanda de energia hoje é o dobro da que está disponível. Por conta do tempo de instalação, as travessas de madeira que sustentam os cabos de energia apodreceram e constantemente quebram, deixando a cidade inteira sem luz por horas. Além disso, a transmissão é feita por meio de uma linha procedente de Lucas do Rio Verde. O relato do prefeito foi levado ao Ministério de Minas e Energia.

 

Para ampliar a oferta de energia àquela região dentro de padrões adequados de fornecimento, a Cemat informou ao senador Pedro Taques que planeja as seguintes obras: ampliação da capacidade da subestação de Lucas do Rio Verde, aumentando sua potencia de 9.375 kVA para 15.000 kVA; construção de um terceiro circuito alimentador a partir da Subestação de Lucas do Rio Verde com extensão de 45 km; e instalação de Bancos de Reguladores de Tensão ao longo deste novo circuito, de forma a controlar o nível de tensão posto à disposição dos clientes que serão atendidos pelo novo circuito.

 

Após informar ao prefeito sobre a resposta da Cemat, o senador Pedro Taques encaminhou novo ofício ao Ministério de Minas e Energia pedindo que a pasta fiscalize a realização dos investimentos.