ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretária de Turismo do Estado visita aeroporto de Juína e anuncia recursos para estruturação

Data: Quarta-feira, 27/02/2013 00:00
Fonte: Marcelo Guedes| Metropolitana FM

Cumprindo determinação do governador Silval Barbosa, a Secretária Estadual de Turismo, Teté Bezerra, está visitando todos os 13 municípios que receberão recursos do Programa de Investimento em Aeroportos Regionais. Juína é um deles e recebeu na terça-feira, 26 de fevereiro, sua visita.



No próprio aeroporto a secretária Teté Bezerra declarou que os recursos possibilitarão recuperar a pista, implantação de iluminação e balizamento, além de construção de terminal de passageiros, sala de comando e unidade de combate a incêndios.



A estruturação do aeroporto de Juína está incluído na Medida Provisória da Presidenta Dilma, para ser construído pelo Banco do Brasil. De acordo com a secretária, a Medida Provisória da Presidenta Dilma contempla 270 aeroportos em todo o Brasil, sendo 13 em Mato Grosso e um deles é o de Juína.



Teté foi recepcionada pelo Prefeito Hermes Bergamim e demais autoridades. De acordo com o Prefeito Bergamim, a obra será concluída em dois anos e com a ampliação do aeroporto possibilitará que aviões de até 120 passageiros poderá aterrissar em Juína.



O Gerente do Banco do Brasil, Odenir Sambugari, explicou como será essa parceria do governo federal com o banco na reestruturação do aeroporto de Juína e nos outros 12 do estado que receberão recursos.



Os recursos são do Fundo Nacional de Aviação Civil que tem um recurso de R$ 7,3 bilhões para aplicar nos 270 aeroportos brasileiros que serão modernizados, porém, não há definição de quanto será aplicado em cada um, o que deverá acontecer após o estudo.



O estudo para ampliação, estruturação e modernização do aeroporto de Juína será feito pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade de Santa Catarina (ITA), definindo posteriormente a planilha de custos, que deverão ser muito superiores aos anteriores, contudo, só serão definidos após a planilha estar pronta.