ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Batalhão Ambiental apreende carga de madeira nobre em barco, no AM

Madeira Itaúba estava escondida em porão de barco na orla de Manaus. Condutor foi detido pela polícia por não apresentar documento da carga.

Data: Quarta-feira, 27/02/2013 00:00
Fonte: Adneison Severiano Do G1 AM

 

 
 

Uma embarcação com carga irregular de madeira nobre Itaúba foi apreendida pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (27), na orla de Manaus. A carga foi transportada de forma ilegal do município amazonense de Novo Aripuanã para capital.

 

De acordo com o tenente Abreu, do Batalhão Ambiental, a carga de madeira estava armazenada no barco 'Falcão Negro', quando a embarcação foi encontrada atracada em um estaleiro, localizado na orla do bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus. O condutor do barco não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF), que é obrigatório para atestar a procedência da carga de madeira.

 

"Conforme informou o condutor da embarcação a madeira seria utilizada na construção de barcos no estaleiro. Sem o DOF, não se pode provar a origem da madeira, configurando a irregularidade", explicou.

 

A polícia justificou que ainda não fez o levantamento da quantidade de madeira que estava escondida no porão do barco porque a embarcação apresentou pane no Porto da Ceasa, durante o deslocamento para Base Peixe-boi da Polícia Ambiental, no bairro São Raimundo, Zona Sul da capital.

 

A Polícia Ambiental encaminhou o condutor preso para Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), onde deverá assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e será liberado em seguida. Já a embarcação com carga ilegal de madeira Itaúba apreendida segue para Base Peixe-boi. Segundo o tenente Abreu, a madeira deverá ser doada a uma instituição social no Estado.

 

No ano passado, o Batalhão Ambiental apreendeu 4.012,28 m³ de madeira ilegal no Amazonas. Em 2011, o volume apreendido pela Polícia Ambiental nas operações de fiscalização no estado foi de 7.916,75 m³.