ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Você sabe lidar com o futuro?

A escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá realizará a palestra gratuita hoje, às 19h30, com a proposta de oferecer ferramentas práticas sobre o tema

Data: Terça-feira, 26/02/2013 00:00
Fonte: Rose Domingues/ Assessoria de Imprensa

Quando uma mulher chega ao consultório de um ginecologista e é constata a gravidez, o médico já sabe o futuro: se a gestação transcorrer bem, dali nove meses nascerá uma criança. Na natureza os fatos e elementos estão dispostos dessa mesma forma, compõem uma racionalidade, uma lógica, que de forma alguma estão ‘aleatórios’. Com o ser humano funciona da mesma forma, afinal, ele integra a natureza. “Claro que nós não dominamos todas as variáveis, porém, se eu sei do passado e observo o presente, consigo prever perfeitamente para onde as coisas estão caminhando”, afirma o diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Almeida. Ele ministrará palestra gratuita hoje (26/02), às 19h30, sobre o assunto e mostrará quais as ferramentas úteis para que os participantes possam aprender meios de manejar o futuro.

 

Ele explica que é comum as pessoas, ao serem questionadas sobre o futuro, dizer que ‘a Deus pertence’ ou ‘depende do governo da Dilma’ ou ainda ‘que a ciência terá as respostas’. Quantos se planejam para a própria aposentadoria, por exemplo? É comum encontrar aqueles que jogam toda semana na loteria esperando ‘um milagre’ de ficar rico ao invés de investir o dinheiro gasto e a partir de um planejamento e de disciplina poderia oferecer a tão sonhada independência financeira. Aprender a lidar com o futuro, portanto, exige um olhar inteligente, racional e intuitivo, tendo a certeza de que há uma matemática perfeita por trás de todas as coisas. “É mais fácil um raio cair na cabeça das pessoas do que elas ganharem na loteria, então por que elas não andam com um para-raio na cabeça?”.

 

O futuro pode ser tão facilmente manipulado que o filósofo grego Platão, em sua obra A República, descreveu perfeitamente a forma atual de governo do Brasil e de outros países democráticos há 500 anos antes de Cristo, a partir de uma leitura lógica e intuitiva da natureza ele demonstrou que conforme um determinado sistema de crenças se chegaria a uma forma de governo (tal qual a disposta agora) e que ela traria consequências. Como ele poderia saber tudo isso? “O ser humano se tornou competitivo, adotando uma lei que vai contra a natureza, já pensou se as células do nosso corpo resolvessem competir entre si? Se as abelhas fizessem o mesmo?”. Roni avalia que se você não consegue saber como vai ser sua vida daqui a 20 anos, ao menos imagina, está com um problema. Porque se você não planeja e não faz as próprias escolhas, alguém fará.

 

Escola de filosofia

 

Você sabe o que é filosofia prática? Na Nova Acrópole Cuiabá os conhecimentos são todos trazidos à luz para que seus alunos realmente possam vivenciá-los, porque traz a proposta de filosofia natural e com a percepção do homem interior. Ou seja, não é meramente intelectual. Para poder entender um pouco mais a respeito, a sugestão é participar das palestras gratuitas que serão realizadas amanhã (26/02), na próxima terça (05/03). A aula inaugural do curso será no sábado (12/03).

 

Faça uma visita!

 

A Nova Acrópole Cuiabá fica na Rua J, quadra 2, casa 12, bairro Araés, rua entre o Procon-MT e a Polícia Federal. Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Acompanhe as notícias: http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br/  www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba

http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br/