ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Força Nacional reforça operação contra desmatamento em Juína e outras cidades

Operação 'Onda Verde' já apreendeu mais de 70m³ de madeira irregular.

Data: Segunda-feira, 25/02/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT

Homens da Força Nacional de Segurança reforçam a partir desta semana as equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na operação “Onda Verde”, com o objetivo de combater a prática do desmatamento ilegal na região. Os soldados devem se concentrar nas cidades de Juína, a 737 km de Cuiabá, e Sinop, a 503 km de capital.

 

 

Os dois municípios servem de bases em Mato Grosso da operação Onda Verde, também empreendida nos estados do Pará, Amazonas e Rondônia. Ao todo, 180 homens da Força Nacional de Segurança estão sendo distribuídos entre os estados para atuar na operação, deflagrada no início do mês e, até agora, sem data para acabar.

 

Ainda não foi revelado o número exato de soldados que devem reforçar a operação especificamente em Mato Grosso. Além dos dois polos no estado, eles devem se dividir entre os dois pontos de apoio no Pará, outro em Rondônia e outro no estado do Amazonas.

 

Mais de 70 m³ de madeira irregular já foram apreendidos pelas equipes do Ibama ao longo da Onda Verde. A primeira carga, de 52m³ em toras, estava em Sinop sendo levada por um caminhão bitrem. A essência da madeira transportada não correspondia à descrição constante da guia florestal, documento que identifica a madeira extraída para ser comercializada. O motorista que levava a carga acabou autuado por transporte irregular de madeira. Já o vendedor do material foi autuado por emissão de nota inconsistente. A madeira foi armazenada no pátio da Secretaria Municipal de Obras de Sinop.

 

Outra apreensão realizada na Onda Verde foi em Marcelândia, a 712 km de Cuiabá. Os agentes do Ibama flagraram um caminhão transportando 21m³ em toras sem documentação alguma. Assim como em Sinop, a madeira foi levada para um pátio municipal e o condutor da carreta foi autuado.

 

Com a chegada dos soldados da Força Nacional de Segurança, o número do efetivo envolvido na operação deve dobrar, segundo o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes.

 

Força Nacional

Criada por decreto federal em 2004, a Força Nacional de Segurança consiste num agrupamento militar designado para atuar em casos de exceção ou quando solicitados pelo governos estaduais. O agrupamento reúne os agentes mais destacados das polícias de cada estado da União e da Polícia Federal. Sua atuação mais recente e de maior notoriedade em Mato Grosso foi o auxílio aos oficiais de Justiça, à Polícia Federal e à Polícia Rodoviária Federal na execução da desintrusão judicial da terra indígena de Marãiwatsédé, no nordeste do estado.