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NOTÍCIA

Escolas exercitam cidadania realizando eleições simuladas

Data: Sábado, 25/09/2010 00:00
Fonte:

Assessoria/SeducMT

Cerca de 150 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Dez de Dezembro, na cidade de Pedra Preta, foram os principais atores de um verdadeiro exercício de cidadania, na última quarta-feira (22.09). Eles participaram de uma roda de conversa com os profissionais do cartório eleitoral do município e ainda atuaram em uma eleição simulada para que adquirissem familiaridade com a urna eletrônica.

A ideia da eleição simulada teve início com a articulação de atividades pedagógicas da semana da Pátria. “Queríamos a discussão de um tema que abordasse o significado da democracia e escolhemos então a educação para a formação do cidadão”, explica a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ivani Maria dos Reis. Para que pudessem atuar na atividade os estudantes fizeram uma pesquisa histórica e cultural sobre os regimes existentes (a monarquia, o parlamentarismo e o republica presidencialista) e como vivem a população dos países que os adotam.

Dois representantes do Tribunal Regional Eleitoral foram os encarregados de articularem a eleição e caberá aos alunos, agora, a produção de texto sobre o que aprenderam com a visita. “A proposta pedagógica contemplou amplamente o estudo da história e da língua portuguesa’’, explica a coordenadora.

A escola Dez de Dezembro é a mais antiga da cidade e foi estadualizada no ano de 1976. Atualmente a unidade atende a 714 alunos, sendo que 200 participam no período noturno da Educação de Jovens e Adultos.

Aripuanã

Outra experiência democrática bem sucedida foi realizada com os estudantes da 1º e 2º Fase do 2º Ciclo da Escola Estadual São Francisco de Assis, instalada no município de Aripuanã. Os estudantes realizaram ‘eleições mirim’ para presidente e senador de cada turma. O objetivo da ação, conforme a coordenação pedagógica, é a participação ativa dos alunos nas tomadas de decisões e soluções para os desafios encontrados no dia-dia na educação. As propostas surpreenderam a coordenadora do ciclo, Mônica de Almeida Ribas e professoras das turmas. Os alunos mostraram-se empolgados e dedicados em propor metas que viabilize o sucesso na aprendizagem.