ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Com plantas em MT, JBS/Friboi diz que não produz carne de cavalo

Nestlé afirma que testes em alguns de seus produtos apontam para carne do animal

Data: Quinta-feira, 21/02/2013 00:00
Fonte: KATIANA PEREIRA/ MIDIA NEWS


 
O grupo JBS, maior produtor de carnes do mundo, que possui 16 unidades frigoríficas mantidas no Estado de Mato Grosso, afirmou, por meio de nota, que não produz carne de cavalo.



Na segunda-feira (18), a empresa suíça Nestlé revelou que realizou testes em alguns de seus produtos e constatou que eles continham carne de cavalo, e não de vaca, como suas embalagens apresentavam.



Segundo a Nestlé, a carne era fornecida pela JBS Toledo N.V, que alegou que havia comprado o produto da empresa na alemã H.J. Schypke, uma subsidiária do grupo brasileiro na Europa.


A assessoria do JBS informou que a JBS Toledo não produz nenhum tipo de carne, ela seria apenas um dos 11 escritórios comerciais que a companhia tem espalhados no mundo.


A JBS esclareceu ainda que a empresa H.J. Schypke não pertence ao seu grupo econômico e não possui qualquer relação societária ou operacional com a companhia.



A JBS Toledo informou que suspendeu todos os contratos com a H.J. Schypke e não comercializará mais produtos europeus, até que a confiança na segurança do sistema de fornecimento do bloco seja restabelecida.



Fiscalização no Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou à reportagem que nunca recebeu denúncias a respeito de suspeitas da origem da carne processada de produtos certificados pelo Serviço Federal de Inspeção (SIF).



O Mapa afirmou que a fiscalização feita pelo SIF garante a rastreabilidade de todos os produtos de origem animal congelados de circulação nacional e para exportação.



O ministério informou ainda que a rede de laboratórios realiza exames periódicos em produtos processados produzidos no Brasil, e nunca identificou problema quanto à espécie animal utilizada.



Países como os Estados Unidos também realizam exames de DNA em amostras de produtos. Jamais houve qualquer reclamação a esse respeito de produtos brasileiros, segundo o ministério.


O Brasil possui um abatedouro de cavalo, mas exporta toda a sua produção.



Em 2012, os embarques atingiram 2,4 mil toneladas, o equivalente a US$ 6,8 milhões. A Bélgica foi o principal destino, com 64% do total.



Apesar de ser produzida para exportação, o Ministério da Agricultura diz que não há risco de a carne de cavalo ser misturada à bovina no Brasil.


Para ser processada, qualquer carne precisa ter comprovação.



De acordo com o Mapa, a carne de cavalo não apresenta risco à saúde. O problema, na Europa, conforme a assessoria do ministério, é a "falta de informação sobre a origem do animal".


Leia AQUI a íntegra de reportagem site G1, que trata da polêmica envolvendo o Grupo JBS/Friboi.