ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Lula diz que PT não deve temer debate sobre corrupção e ataca Aécio

Ao lado de aliados, Lula e Dilma participam de evento que comemora os dez anos do PT no poder

Data: Quinta-feira, 21/02/2013 00:00
Fonte: FOLHA/ DIÓGENES CAMPANHA, DANIELA LIMA

Em discurso no ato de comemoração dos 33 anos do PT e dos dez anos da sigla à frente do governo federal na noite desta quarta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma menção indireta ao mensalão ao dizer que a sigla não deve temer o debate sobre a corrupção.

 

Em sua fala, Lula também fez críticas ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), virtual candidato dos tucanos à Presidência em 2014, e à imprensa.

 

"Não temos medo de comparação, inclusive comparação e debate sobre a corrupção. Todo mundo sabe que tem duas formas de a sujeira aparecer: uma é mostrar, a outra é esconder. E eu duvido que tenha um governo na história desse país que criou mais transparência e mais instrumentos de combate à corrupção do que o nosso governo", disse o ex-presidente.

 

"Vamos debater em alto e bom som cada assunto. Até nesse tema que eles [a oposição] pensam que é deles", completou.

 

Lula também criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por dizer ontem que as comparações entre o governo tucano e petista é "coisa de criança" e "parece picuinha". O petista chamou o tucano de "nervoso" em sua resposta.

 

O petista citou como exemplos de combate à corrupção a criação da CGU (Controladoria-Geral da União) em seu governo e da Lei de Acesso à Informação no governo Dilma.

 

Lula ainda relembrou as campanhas que perdeu e disse que "foi bom" terem criado a imagem de "Lulinha paz e amor", que o levou à vitória.

 

Ele celebrou a política de alianças amplas com "partidos bem diferentes" do PT.

 

"Temos que agradecer porque foi a teoria do 'Lulinha paz e amor' que permitiu construir uma base aliada com partidos bem diferentes de nós e nos ensinou a conviver com a diversidade."

 

O mensalão, principal escândalo do governo petista, nasceu, segundo concluiu o STF (Supremo Tribunal Federal), do pagamento a parlamentares da base do governo em troca de apoio no Congresso.

 

OPOSIÇÃO

O ex-presidente Lula fez diversas críticas à oposição e finalizou sua fala citando o discurso feito na tarde desta quarta-feira (20) por Aécio Neves.

 

"Eu não vou responder a eles. Só queria dizer que a resposta que o PT deve dar é dizer para eles que eles podem se preparar, que eles podem juntar quem eles quiserem. Porque se eles têm dúvida, nós vamos dar como resposta a eles a reeleição da presidente Dilma. Essa é a retaliação na política."

 

Lula fez referências negativas à imprensa. "Quando eu critico a imprensa é: 'Lula ataca a imprensa'. Quando eles me atacam é: 'a gente criticou'".