ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mais de 2 mil pessoas participam de Dias de Campo 2013 Fundação MT

Evento foi realizado em 10 regiões produtoras de MT

Data: Terça-feira, 19/02/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Julianne Caju

Mais de duas mil pessoas participaram dos Dias de Campo 2013 Fundação MT, realizados de 15 de janeiro a 16 de fevereiro nas dez principais regiões produtoras do estado de Mato Grosso. A novidade nesta edição foi o novo formato, em que o participante personalizou o evento, escolheu a sequência das palestras de acordo com o seu interesse. “Nossa percepção é que mais uma vez a participação dos produtores de soja de Mato Grosso foi maciça, apesar de todos os problemas enfrentados por eles no mês de janeiro, devido ao excesso de chuvas. Mesmo com isso, o produtor prestigiou e participou efetivamente dos dias de campo da Fundação MT, sinal que, mesmo com todas as adversidades, ele não descuidou do planejamento da próxima safra”, avalia Fabiano Siqueri, gestor de Marketing e Relacionamento da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso.

 

A programação contemplou palestras, debates e tira-dúvidas sobre cultivares de soja, fertilidade, milho, nematoides, mercado, novos projetos de pesquisas e previsão climática. Falaram sobre estes assuntos pesquisadores da Fundação MT e de outras importantes instituições de pesquisa, consultorias de agronegócio e universidades. Além das palestras, também ocorreu exposição de novidades em maquinários. A imprensa estadual e nacional esteve presente. Equipes das revistas A Granja, Agro DBO, Isto É Dinheiro Rural, Globo Rural; do jornal Gazeta do Povo; da Agência Reuters; do site Agrolink; emissoras de televisão e rádio repercutiram as informações difundidas durante os eventos para classe produtora de MT.

 

Sapezal deu início ao circuito dos Dias de Campo. Depois foi Campo Novo do Parecis e Nova Mutum. Neste município também ocorreu o lançamento do Centro de Aprendizagem e Difusão – CAD. O evento reuniu mais de 100 pessoas na Fazenda Três Irmãos e marca o início de uma ação estratégica da Fundação MT na região do Médio Norte do Estado. “O CAD é um centro de pesquisa, não convencional, onde iremos simular aproximadamente 25 campos em 50 hectares com manejos de culturas como soja, milho e algodão”, explicou o coordenador do projeto e pesquisador da Fundação MT, Leandro Zancanaro.

 

Os Dias de Campo aconteceram também em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, com programação especial, Querência e por fim, Canarana. Os dois últimos municípios, no Vale do Araguaia, retratam o sucesso do ciclo de eventos e a conscientização do produtor da importância de receber informações pontuais sobre o agronegócio. O agricultor de Querência e também proprietário da fazenda onde ocorreu o Dia de Campo, Egídio Schineider, destaca que é uma satisfação receber o evento “dentro de casa”. “Ficamos por dentro das novidades. Tudo é válido. E ainda nem precisamos ir longe”.

 

O produtor de Canarana, Olenir Bernardo Bernardi, lembra que participa dos eventos da Fundação MT desde 1993, quando o Dia de Campo era realizado em Primavera do Leste. “Hoje, temos orgulho de ver este importante evento sendo realizado no nosso município. As informações ficam regionalizadas, é ótimo, porque atualmente Canarana planta mais de 250 mil hectares de soja”, destaca Bernardi.

 

A presença feminina também marcou os Dias de Campo este ano. Uma das participantes, Sandra Ferreira Santos Rodrigues, de Canarana, ressaltou a importância da mulher no campo e nos eventos de campo. “Não sabemos quando haverá necessidade de assumirmos as tarefas da fazenda. Mas procuro estar atualizada e ajudar na escolha e resolução dos problemas na propriedade. Toda esposa de produtor devia fazer o mesmo”, sugere.

 

Os Dias de Campo foram realizados pela Fundação MT e contou com apoio de empresas parceiras.