ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Produtores rurais alemães conhecem produção mato-grossense

Data: Terça-feira, 19/02/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria FAMATO


Produtores rurais alemães visitaram nesta terça-feira (19.02) a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Eles estão no estado para conhecer de perto a produção de grãos. A Alemanha importa matéria prima de Mato Grosso, principalmente farelo de soja usado na alimentação de bovinos e suínos. Em 2012, o país europeu comprou 72 mil toneladas de farelo de soja, o equivalente a 1,5% do total exportado por Mato Grosso. O objetivo da visita é conhecer de perto a origem destes produtos. Também nesta terça-feira, a Famato recebeu a visita de um grupo de produtores norte-americanos.


Os 33 produtores rurais alemães que estiveram na Famato são considerados de grande porte, com propriedades que variam de 1.000 hectares a 4.000 hectares na região da antiga Alemanha Oriental, que abrange o leste do país. As culturas mais produzidas são trigo, canola, cevada, milho e batata, além da criação de gado de corte e leite, cervos, ovinos e suínos.


Segundo o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi, os recordes de produção em soja, milho, algodão e carne bovina de Mato Grosso chamam cada vez mais a atenção de produtores rurais estrangeiros que nos visitam para conhecer de perto o modelo de produção mato-grossense. “A visita é uma oportunidade de estreitar os laços, assim como é de grande valor que produtores de Mato Grosso visitem propriedades no exterior. Produtores de outros países vem ao estado conhecer os métodos de produção”, comenta Godoi.


Além de Mato Grosso, onde ainda visitarão propriedades rurais na região de Nova Mutum, o grupo também conheceu lavouras de soja na Argentina e no Paraguai. “Ficamos muito impressionados com os números de produção de Mato Grosso e ansiosos por conhecer de perto as plantações”, comenta o produtor rural alemão, Sigmund Lampka.