ARIPUANÃ, Quarta-feira, 17/04/2024 -

NOTÍCIA

Governo começa executar projeto da ferrovia entre Lucas e Uruaçu (GO)

Data: Terça-feira, 19/02/2013 00:00
Fonte: Só Notícias/Alex Fama (arte: arquivo)

 

 

Foto

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao Ministério dos Transportes, estima que a concessão dos trechos ferroviários a serem licitados será pelo prazo de 35 anos. Ao todo, o governo federal pretende promover parcerias público-privadas (PPP) para 12 trechos e entre eles está o que liga Lucas do Rio Verde a Uruaçu (GO).



O primeiro trecho a ser licitado deve ser o que ligará Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Belém (PA). O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, afirmou que a previsão é que os primeiros estudos devam ser publicados na semana que vem. De Lucas do Rio Verde até a cidade goiana ainda não tem previsão para publicação dos estudos. A extensão deste trecho não foi confirmada nem o investimento. Mas Lucas deve ter terminal de carga de produtos.



De acordo com a empresa, este trecho da ferrovia que passará por Lucas está inserido no grupo 1, com extensão de 2,6 mil quilômetros. Pelo cronograma, para março está previsto publicação do edital e em abril a licitação com a assinatura do contrato para os meses seguintes. O grupo 2 terá mais 7,2 mil quilômetros de extensão. O investimento global da obra está orçado em R$ 91 bilhões.



Pelo planejamento, depois da ligação com Uruaçu, um outro trecho será construído até chegar a Campos (RJ). Outro trecho fará uma ramificação que ligará essa ferrovia aos portos de Vitória e do Rio de Janeiro. Haverá outras linhas, que acabarão por ligar também até o Porto de Santos. Ou seja, será uma nova opção para os produtores mato-grossenses escoarem a produção até o porto paulista.



Além deste trecho até Uruaçu, estão em fase de estudos outras ligações ferroviárias para Lucas do Rio Verde. Uma prevê a ligação com o Porto de Santarém (PA) e uma terceira com o Porto de Porto Velho (RO).