ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeituras perdem milhões com lixo urbano

Data: Segunda-feira, 18/02/2013 00:00
Fonte: por Eder Barros/ RDnews

Coleta seletiva para reciclagem do lixo sólido e biodigestores nos aterros sanitários são fontes inesgotáveis de geração de emprego, renda e qualidade de vida para toda a população. Atualmente o que reina é a medíocre ideia de empresas privadas que disputam a concorrência pela simples coleta de lixo urbano, que se preocupam mais com as propinas pagas para uns e outros do poder público para ganharem as licitações e fazerem um trabalho porco, mal feito e nem um pouco comprometido com o objetivo principal que é o de dar o destino adequado ao lixo e fazendo o mesmo gerar riquezas.

 

Aterros sanitários com lixo orgânico geram toneladas de gás metano em sua decomposição, metano esse que é no mínimo 20 vezes mais poluente do que o gás carbônico expelido por automóveis ou queimadas. Se fossem construídos nos padrões internacionais, esses mesmos gases podem ser canalizados e tanto gerar energia limpa como também podem ser queimados, neutralizando assim a sua poluição na atmosfera.

 

Além do ganho na geração de energia limpa, na queima e por consequência neutralização do metano na camada de ozônio, existe outra fonte ainda mais lucrativa de receita, amparada pelo Protocolo de Kyoto de 1997, entidades como a Bolsa de Chicago, pagam pelo Crédito de Carbono gerado por essa simples atividade, receita essa que poderia voltar em benefício para a população.

 

Hoje, Mato Grosso comercializa milhões de reais em crédito de carbono, porém, gerados apenas por PCHs (pequenas usinas hidroelétricas), das usinas termoelétricas e dos biodigestores, construídos em propriedades que criam suínos, onde são coletados todos os dejetos dos porcos, armazenados, tratados e na decomposição desses dejetos é emitido grande quantidade de gás metano, onde são queimados e/ou geram energia elétrica limpa para a propriedade. Todas as prefeituras têm uma mina de ouro nas mãos, mas não sabem explorá-la, seja por falta de informação ou por pura falta de interesse do poder público.

 

Eder Barros é empresário na área ambiental e de reflorestamento, é atleta Cuiabano de Triátlon e escreve exclusivamente para este blog toda quarta feira - [email protected]