ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cerca de 6 mil moradores de Conselvan estão sem combustível e gás por causa de atoleiros em MT

Moradores do Distrito de Conselvan estão isolados após chuvas intensas. Rio transbordou e alguns se arriscam a atravessar de barco, disse prefeito.

Data: Sábado, 16/02/2013 00:00
Fonte: Pollyana Araújo Do G1 MT/ Foto: TOP NEWS

Cerca de seis mil moradores do Distrito Conselvan, localizado no município de Aripuanã, a 976 quilômetros de Cuiabá, estão sem gás de cozinha, combustível e alguns alimentos perecíveis. Há cerca de 15 dias, a região está isolada devido às más condições da MT-208. Os caminhões estão parados e não conseguem chegar na região. Além dos atoleiros na estrada de terra, a prefeitura do município informou que o Rio Tucanã transbordou e impossibilitou o acesso à comunidade. A passagem fica em uma área indígena.

 

Por causa do isolamento, produtores rurais do distrito, situado a aproximadamente 80 quilômetros de Aripuanã, estão sendo obrigados a jogar leite fora porque não conseguem transportá-lo. "A economia do município ficou totalmente prejudicada, porque os pecuaristas não conseguem vender o gado, madeireiros têm dificuldades para transportar carga e o município não consegue faturar", disse o prefeito da cidade, Ednilson Faitta.

 

Ele disse que alguns moradores estão atravessando de barco e, em caso de pessoas doentes, o transporte é feito de avião, já que por meio terrestre é impossível pelos atoleiros. "Em caso de doença, somente de avião, o que tem elevado muito o custo da prefeitura", reclamou o prefeito. Inclusive, há caminhões, ônibus e veículos parados nas rodovias da região porque não conseguem seguir viagem.

 

Segundo ele, não é apenas o distrito que têm sofrido. Na região urbana já estava faltando combustível. "Conseguimos arrumar alguns atoleiros e os caminhões conseguiram chegar até aqui (Aripuanã) na quinta-feira (14) à noite", afirmou Faitta. "A nossa preocupação é em relação ao escoamento da produção", disse.

 

A prefeitura já decretou situação de emergência e aguarda a homologação do decreto por parte da Defesa Civil do Estado. O isolamento de Aripuanã também se deve à situação se agravou porque o Rio Vermelho transbordou. Outras rodovias estaduais não asfaltadas encontram-se em condições semelhantes, como a MTs 471 e 130.

 

O governo do estado informou que irá mandar máquinas para socorrer caminhoneiros que não conseguiram seguir viagem na MT-170, em Castanheira, a 780 quilômetros de Cuiabá, e estão parados nos atoleiros.