ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Rios transbordam e isolam municípios do noroeste

O transbordamento dos Rios Vermelho e Tucanã, causa isolamento de 4 municípios.

Data: Quinta-feira, 07/02/2013 00:00
Fonte: Redação e fotos: TOP NEWS

As chuvas intensas nesta semana provocaram transbordamento dos rios Vermelho e Tucanã, na região noroeste do Estado de Mato Grosso, afetando aproximadamente 80 mil pessoas nos municípios de Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu e Juruena.

 

Em diversos pontos na BR 174, que liga Castanheira a Colniza, o nível dos rios invadiram estradas, impedindo o deslocamento de famílias. A região não conta com unidade do Corpo de Bombeiros, e a população clama com urgência por socorro.

 

O mesmo acontece com a ponte sobre o Rio Vermelho na estrada MT 183, que foi coberta pelas águas e também impediu o escoamento de produtos do setor madeireiro, principal fonte de economia do município de Aripuanã.

 

As chuvas causam apreensão nos moradores da região noroeste, que vivem nesses municípios afetados. Precavidos com a lembrança e contabilizando os prejuízos causados pelo avanço das águas, eles já começaram a entocar mantimentos. Lembrando que em Aripuanã, alguns moradores ficaram sem gás de cozinha devido ao atraso na entrega.

 

Também ansioso para que o tempo melhore o comerciante Junior Parangolê, de 32 anos, relembra os percalços que a chuva causou nos anos anteriores. Segundo ele, em determinados trechos da estrada os carros não conseguiam passar, porque estavam submersos.

 

 

As fotos foram registradas pelo próprio Junior em frente à Fazenda Karla Renata de propriedade do senador Jaime Veríssimo Campos. “A àgua esta a 1,2 metros acima da estrada, e pra piorar a agua esta subindo devido ter chovido a noite toda por lá. Fiquei uma hora no local e observei que a água subiu 15 cm... pagamos impostos e não temos rodovias asfaltadas, com isso saímos sempre no prejuízo” desabafou Junior.

 

Aripuanã não tem agência meteorológica, mas segundo informações do Climatempo, pancadas de chuva deverão ocorrer em toda região noroeste nos próximos dias, fato que deixa os moradores ainda mais preocupados já que eles necessitam de translado para outros municípios.