ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Denúncia leva a Sema a embargar mutirão em Juína e limpeza está paralisada por tempo indeterminado

Data: Quinta-feira, 31/01/2013 00:00
Fonte: Marcelo Guedes/Metropolitana FM

Uma denúncia no Ministério Pública levou a Sema à notificar a Prefeitura Municipal de Juína por estar jogando de forma inadequada entulhos no aterro sanitário. Com isso o mutirão de limpeza que foi iniciado nesse mês está paralisado e sem data para reinício.


De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Renato Tozzo, em entrevista coletiva, a população foi comunicada pelos agentes de saúde a retirarem seus entulhos e colocarem nas portas de suas residências para que o maquinário da prefeitura passasse recolhendo. O trabalho havia iniciado pelo Bairro Padre Duílio e seguiu para a Palmiteira, porém foi paralisado por tempo indeterminado.



Segundo Renato Tozzo, a população havia sido orientada através dos meios de comunicação a não misturar o lixo doméstico com os entulhos, porém, infelizmente parte da população não respeitou e até restos de fogões, geladeiras e pneus pode-se ver junto ao entulho, gerando um grande problema ao município.


Segundo apurado por nossa reportagem, três vereadores foram até o aterro sanitário e viram a forma inadequada como o lixo estava sendo jogada e denunciou ao Ministério Público que notificou a Sema e consequentemente a Prefeitura para que parasse de jogar o lixo e recolhesse do local os que já haviam sido jogados.



Até mesmo um terreno na Palmiteira que pertence a Prefeitura foi utilizado para jogar parte do material, mas terá que ser retirado por ordem da Sema. Renato Tozzo explicou que a Prefeitura não tem onde jogar esse entulho misturado com lixo doméstico e agora, enquanto não se resolva, o lixo já colocado enfrente as residências deverá permanecer no local.


"A Sema nos disse que cada cidadão é responsável pelo lixo que produz e a prefeitura não tem responsabilidade de recolher entulhos. O que estávamos fazendo era uma contribuição à população para evitar que novos casos de dengue se multiplicassem em nossa cidade, já que estamos vivendo um surto com mais de 200 casos", finalizou.