ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

UE rejeita carga de carne processada do Bertin/JBS

Data: Sexta-feira, 17/09/2010 00:00
Fonte:

Fonte: valor economico

A Direção-Geral de Saúde e Consumidores da Comissão Europeia (DGSanco) notificou ontem, em "alerta rápido" aos 27 países-membros do bloco, a rejeição de 49,5 toneladas de carne bovina processada exportada pelo frigorífico Bertin, incorporado pela JBS.

A carga, produzida na unidade de Lins (SP), foi barrada na Europa por conter níveis de resíduos "não autorizados" de vermífugos à base de ivermectina em análises laboratoriais. A empresa teve problema semelhante com lotes embarcados aos Estados Unidos no primeiro semestre de 2010. Desde o fim de maio, o mercado americano está fechado para a carne brasileira. Procurada, a JBS afirmou que não poderia comentar o assunto por desconhecer o alerta europeu.

A DGSanco informou que o Bertin foi notificado nove vezes da irregularidade nos últimos três meses. O informe da comissão afirma que as autoridades brasileiras também foram alertadas 10 vezes nos últimos seis meses sobre os problemas do Bertin, em Lins. Antes da rejeição da carga, que era destinada a Gotemburgo (Suécia), foram analisadas quatro amostras de "músculo congelado" no Laboratório Federal de Segurança Alimentar, em Antuérpia, na Bélgica. O lote estava sendo distribuído pela empresa Toledo International.

No governo, a situação da unidade industrial do Bertin de Lins é considerada "delicada". Uma missão veterinária dos EUA está no Brasil há duas semanas para avaliar questões sanitárias dos principais frigoríficos exportadores. Na semana passada, a missão passou um "pente fino" nos laboratórios credenciados pelo governo.