ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Fundação MT lança Centro de Aprendizagem e Difusão – CAD

Data: Segunda-feira, 21/01/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Julianne Caju

Foi com grande sucesso que a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, lançou no último dia 18 em Nova Mutum-MT, o Centro de Aprendizagem e Difusão – CAD. O evento reuniu mais de 100 pessoas na Fazenda Três Irmãos e marca o início de uma ação estratégica na região do Médio Norte do Estado. “O CAD é um centro de pesquisa, não convencional, onde iremos simular a campo diferentes estratégias de manejo nas culturas de soja, milho e algodão. Teremos experimentos nas áreas de entomologia, proteção de plantas, nutrição de plantas, manejo de outras culturas e mais 25 estratégias de manejo de sistemas de produção diferentes”, explicou o coordenador do projeto e pesquisador da Fundação MT, Leandro Zancanaro.


O principal objetivo do CAD é estreitar o relacionamento com a cadeia produtiva da região para que haja troca de informação e dessa forma gerar aprendizagem e difusão em uma região de muita importância para a agricultura do país que está concentrada às margens da BR163. “A Fundação MT, apoiada pela TMG, e incentivada pela Famato, Aprosoja e a Prefeitura de Nova Mutum, quer atender de forma personalizada as necessidades dos produtores dessa região. Para isso, vamos integrar produtores, profissionais da área técnica, instituições de pesquisa e ensino, entre outros da região. Esta é uma ferramenta de discussão da realidade da produção agrícola”, completa o pesquisador da Fundação MT.


Os ensaios serão mecanizados e conduzidos por tempo infinito com o objetivo de avaliar os impactos a curto, médio e longo prazo, inclusive econômicos. Dando sempre maior dinamismo para as informações. Além disso, terá áreas demonstrativas de cultivares (soja, milho e algodão) e ensaios de doenças, insetos, nematoides, manejo de culturas de cobertura, entre outros. “O grande diferencial desse projeto é o tempo, fator fundamental na pesquisa. Inicialmente podem não surgir diferenças entre manejos, mas ao longo do tempo, um ano, cinco anos, dez anos, eles vão aparecendo”, ressalta Leandro Zancanaro.


O CAD adotará diferentes protocolos de pesquisa. Para o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, o projeto trará resultados com muita credibilidade. “A Fundação MT passa seriedade e confiança. O município tem grande potencial produtivo agrícola, então, só tem a ganhar com o CAD. É um presente para a sociedade”, destaca. 


Além disso, outro ponto enfocado pelo projeto é a capacitação de mão de obra no campo. Como comenta o supervisor da equipe de Desenvolvimento de Mercado da Tropical Melhoramento & Genética – TMG em Mato Grosso, Adalberto Basso, o CAD também trabalhará com o aperfeiçoamento do manejo na lavoura. “Estamos carentes de mão de obra agrícola e o CAD será importante para a formação de profissionais que atuam no campo. É a junção da teoria com a prática”.


A Fundação MT tem o compromisso de passar a frente o resultado gerado pelas suas pesquisas. Este é um dos pontos que fez com que o gestor da fazenda e filho do proprietário onde o CAD está localizado, Jeferson Bergamasco, tenha apoiado a iniciativa. “Estamos sempre de portas abertas para a Fundação MT. Os benefícios não devem ficar só em nossa casa e sim serem repassados aos demais”, lembra o produtor.


No sentido da difusão de informações, o CAD em Nova Mutum deverá ser o primeiro, para que outras regiões sejam beneficiadas, mais três centros devem ser implantados no Mato Grosso nos próximos anos.


Além da Fazenda Três Irmãos, a propriedade de Luis Divino, Fazenda Nova Mutum, também deverá receber alguns trabalhos específicos com solos arenosos. Para ele, o CAD será um apoio aos produtores e deve trazer mais desenvolvimento a região. O Diretor Executivo da Famato, Seneri Paludo, também partilha dessa opinião. “O Centro vai agregar conhecimento. Desde o início quando soube do projeto apoiamos a ideia. O agronegócio só tem a ganhar. Este é um projeto que vai contribuir muito com a agricultura de Mato Grosso”, aponta.
Na ocasião, Paludo também compartilhou a mensagem do presidente da Famato, Rui Prado: “Ele pediu para repetir estas palavras – Onde a Fundação MT mexe dá certo. Então nós temos que apoiar este projeto. E nós, da Famato, vamos apoiar” .


A Aprosoja, por meio do Diretor Técnico, Luiz Nery Ribas, vê com ótimos olhos o novo projeto. “O agricultor do Mato Grosso é um, antes, e outro, depois da Fundação MT. Sentimo-nos muito orgulhosos por sermos parceiros da Fundação MT”, destaca. 
 


Reconhecimento - Para a implantação do projeto do CAD muitas foram as pessoas que não mediram esforços para que a ideia saísse do papel e desse certo.  Como forma de agraciá-las e demonstrar a importância que elas têm para a Fundação MT, foram entregues a Jeferson Bergamasco e Alfredo Horn, produtores de Nova Mutum, durante a solenidade de inauguração do Centro de Difusão, duas telas de pintura que ilustram a atividade no campo. 


 
Participantes – Participaram do lançamento representantes da Fundação MT, Senar, Ministério da Agricultura, Sindicatos, Famato, Aprosoja, produtores rurais, equipe da TMG, políticos da região.