ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Esquadrão Onça completa 40 anos dia 18, mas comemora hoje

Data: Sexta-feira, 17/09/2010 00:00
Fonte:

Fonte:msnoticias

O 1º/15º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Onça, completará 40 anos de existência no próximo dia 18 de setembro. Para comemorar esta significativa data, será realizada hoje, dia 17, às 10h 30min, na Base Aérea de Campo Grande, uma solenidade com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Onça

Dos três Esquadrões sediados atualmente na BACG, o 1º/15º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Onça, é o mais antigo e se encontra perfeitamente integrado com o cenário sul-mato-grossensse. É nesta região que desempenha sua importante missão de transporte aéreo da FAB, da Marinha e do Exército. Periodicamente o Esquadrão é deslocado para atender, na Região Oeste, aos destacamentos de fronteira do Exército, a partir de Corumbá e Cáceres, lançar paraquedistas no Campo dos Afonsos (RJ) e atender várias Unidades da Marinha e do Exército nas fronteiras do Norte do país.



Sendo a única unidade aérea de transporte da região Oeste do País, o Esquadrão Onça também desempenha importante papel social. Dentre as inúmeras missões executadas, destacam-se o auxílio na construção de três cidades na região Norte de Mato Grosso, na década de 70: Vera, Sinop e Aripuanã, transportando desde casas pré-fabricadas até gado nos aviões C-115 Buffalo. As condições de vôo na época colocavam a prova a habilidade das tripulações. Na cidade de Aripuanã, por exemplo, os pilotos identificavam o local devido a névoa de uma cachoeira alta, existente nas proximidades.

Criado pelo Dec. 22802 de 24 março de 1947 e ativado pela Port. nº 64 GM 7 de 17 de setembro de 1970, foi inicialmente equipado com aviões C-115 Buffalo. Essas importantes aeronaves ficaram no esquadrão onça até 1980, quando foram substituídas pelos C-95 Bandeirante, que estão sendo substituídos pelos modernos C-105 Amazonas.

Batismo do C-105 Amazonas

Em setembro de 2008, o primeiro C-105 Amazonas chegou a “toca dos Onças”. Três meses depois, fortes chuvas atingiram o estado de Santa Catarina, deixando milhares de desabrigados e matando mais de uma centena de pessoas. O Brasil inteiro se lançou numa grande campanha para ajudar. Centenas de toneladas de alimentos, roupas, água, remédios e até brinquedos foram arrecadados em todas as regiões. Somente em Mato Grosso do Sul os donativos passaram de 200 toneladas.

As águas que desabrigaram os catarinenses também destruíram estradas e isolaram diversos municípios. Fazer esses alimentos chegar ao seu destino tornou-se um desafio. Transportadoras com seus caminhões companhias aéreas se prontificaram a levar parte dessa preciosa carga. A Força Aérea também entrou na batalha e disponibilizou seus aviões. Um deles foi o C-105 Amazonas, do 1º/15º Grupo de Aviação, Esquadrão Onça.

Essa missão foi o batismo da aeronave que, a época, contava com apenas três meses em Campo Grande.

Foram transportados em poucos dias mais de 80 toneladas para os municípios atingidos, provando a nova capacidade do Esquadrão em sua missão de transporte. Hoje, três C-105 equipam o Esquadrão, aumentando muito sua operacionalidade.

No ano passado, o Esquadrão Onça recebeu outra aeronave C-98 Caravan, menor e que se adéqua a missões de reconhecimento e transporte de volume menor de carga.