ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Hillary Clinton recebida com aplausos no retorno ao seu gabinete

Data: Segunda-feira, 07/01/2013 00:00
Fonte: AFP

A secretária de Estado, Hillary Clinton, foi recebida com uma ovação nesta segunda-feira por sua equipe de trabalho que a recebeu em seu gabinete após uma ausência por doença, e a presentearam com um capacete de futebol americano para se proteger da "dura" cidade de Washington.

 

Um mês depois de aparecer pela última vez em público quando retornou de uma viagem pela Europa, no dia 7 de dezembro, Hillary liderou a reunião de segunda com seus assessores e funcionários mais próximos.

 

"É um grande dia aqui no departamento... a secretária Clinton voltou ao trabalho", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, acrescentando que as 75 pessoas que estiveram presentes na reunião aplaudiram-na de pé.

 

Hillary, que sofreu um coágulo na cabeça depois de uma queda em dezembro, estava "estupenda", disse Nuland. "Está literalmente como uma rosa. Usa um vestido rosa brilhante", acrescentou.

 

A porta-voz contou, brincando, que a equipe a recebeu com um capacete de futebol americano, "muito acolchoado", com os símbolos do Departamento de Estado, e uma camisa com as inscrições "Clinton" e "211", em referência ao número de viagens feitas pela secretária nestes quatro anos à frente da pasta.

 

O subsecretário Tom Nides entregou o presente junto com uma advertência de que a vida em Washington é um "esporte de contato", acrescentou Nuland.

 

Em um primeiro momento, Hillary foi atacada por um agressivo vírus estomacal, mas depois se desidratou e caiu no chão, sofrendo uma concussão. Os médicos dizem que o coágulo sanguíneo que encontraram em uma veia atrás de seu ouvido direito provavelmente tenha sido resultado dessa queda.

 

Mas a número um da diplomacia americana, de 65 anos, que foi hospitalizada durante três dias durante as festas de ano novo, tem vontade de "voltar a trabalhar imediatamente", afirmou Nuland.