ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vergonha: População de Aripuanã fica sem fazer exames do SUS devido recesso

Data: Quarta-feira, 02/01/2013 00:00
Fonte: ONortão

Os postos de saúde da cidade de Aripuanã, no noroeste de Mato Grosso não estão fazendo exames de sangue desde o final de ano. Pacientes que necessitarem fazer exames só tem a opção dos laboratórios particulares, pois através do SUS não é possível pelo menos até o dia 10 de janeiro, a não ser que o novo prefeito Edinilson Faitta determine ao novo secretario de municipal de saúde Dr. Cleiton que resolva de imediato esta questão, que pelo visto deve ser de falta de gerenciamento da gestão anterior.

 

A reportagem teve conhecimento do fato devido uma senhora passar mal e quando foi atendida no hospital municipal, que aliás, foi muito bem atendida pelo Dr. Elder, mas quando o médico passou uma bateria de exames, a surpresa foi que não tinha como fazer pelo SUS os exames de sangue, a não ser que procurasse a rede particular. A paciente que naquele dia não tinha dinheiro, voltou para sua residência, que fica a 34 quilômetros de Aripuanã (Gleba Rio Blanco) e retornou nesta quarta feira (2) para fazer os exames e ficou sabendo que estão de recesso até o dia 10, com isto teve que fazer particular todos os exames.

 

"Como fica a situação de quem não tiver o dinheiro na hora? muitos procuram o hospital público porque dependem do SUS. O governo federal realiza convênios com os municípios justamente para não faltar este tipo de atendimento. A não ser que em Aripuanã o SUS não exista". desabafou a senhora Rosa Maria.

 

Uma pergunta: cadê à responsabilidade dos responsáveis pelo setor? A população não pode ficar sem atendimento, principalmente de exames, onde o médico detecta o que o paciente, pois é através dos resultados dos exames que ele toma um norte para resolver a situação de quem está doente.