ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Produtores pedem clemência à presidenta contra o despejo de Terra Indígena

Data: Sexta-feira, 28/12/2012 00:00
Fonte: 24 Horas News/ Com Agência da Notícia

Em meio às muitas orações realizadas no dia a dia na esperança de que o processo de desintrução de Suiá Missu, seja revertido os produtores da região , tem criado inúmeros manifestos na tentativa de chamar atenção dos governantes. Um deles é um abaixo-assinado, que pede clemência à Presidente Dilma Rousseff (PT). O manifesto até o momento registra mais de 5.800 assinaturas.

 
Desde o último dia 10 de novembro, quando teve inicio o processo de desocupação dos 165 mil hectares de terra decretada reserva indígena Marawatsede em 1993, os moradores vivem em clima de tensão. Mesmo com a intervenção da Força Nacional, Exército e Polícia Rodoviária Federal, muitos ainda permanecem na área do Posto da Mata Distrito de Estrela do Araguaia que também está com ordem judicial para ser desocupada. Outros residentes próximos a região fazem uma espécie de vigília contra a desocupação.
 
 
De acordo com o advogado da APROSUM – Associação dos Produtores da Suiá Missu, Luiz Alfredo Feresin de Abreu, um pedido que suspende a desintrusão depende de uma avaliação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa.
 
 
Os produtores estão confiantes na decisão do ministro, principalmente pelo modo de Barbosa legislar, tendo como referência a condução do ministro junto ao processo do mensalão que condenou políticos e empresários no esquema de compra de apoio parlamentar no primeiro mandato do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).
 
 
“Acreditamos na forma legalista que o Ministro Joaquim Barbosa vem mostrando ao país, um exemplo é a forma como ele julgou o mensalão, e por isso acreditamos que ainda teremos mais uma chance de demonstrar tudo o que está acontecendo na região, e o descaso com que os produtores e moradores da Suiá Missu estão sendo tratados” disse o produtor Naves Bispo que tem propriedades na região da Suiá Missu. A terra foi herdada e pertence a família de Naves a cerca de 30 anos.

 
Ainda segundo o produtor, o ministro Joaquim Barbosa deve pedir investigação contra a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para que averigúe de que maneira o processo o processo de desocupação tem sido realizado. “Enquanto estiver vivo ainda tenho esperança”, desabafa Bispo