ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

STF: 4 votam para cassar Henry e 4 contra; decisão final sai quarta

Data: Segunda-feira, 10/12/2012 00:00
Fonte: Só Notícias/Editoria

A decisão se os deputados federais Pedro Henry (PP), de Mato Grosso, e os paulistas João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) vão perder seus mandatos devido os crimes que cometeram no caso do mensalão fica para a 4ª feira. Na sessão que acabou há instantes, votaram mais 6 ministros e o placar está 4 votos pela cassação e 4 para não cassá-los. O presidente Joaquim Barbosa anunciou que, na 4ª, haverá a conclusão com anúncio dos votos dos últimos" dois ministros.

 

Esta tarde, conforme Só Notícias informou passo a passo, o julgamento reiniciou com o voto da ministra Rosa Webber. Ela teve mesmo entendimento de Lewandowski e votou contra a perda de mandato, apontando que a decisão cabe à Câmara dos Deputados. "A perda do mandato eletivo de deputado ou senador restará condicionada à manifestação da maioria absoluta da casa", votou.

 

O ministro Luiz Fux votou pela perda dos mandatos dos deputados e suspensão dos direitos políticos, acompanhando decisão do relator.

 

O ministro Dias Toffoli se posicionou contrário ao STF decidir a perda de mandatos, defendendo que a decisão final será da Câmara dos Deputados. Quanto a José Borba, que foi deputado quando ocorreu o mensalão e, atualmente é prefeito em Jandaia do Sul (PR), Fux votou pela cassação.

 

Em seguida houve quase uma hora de debates entre os ministros quanto a interpretações da Constituição neste caso. Depois, foi a vez da ministra Cármen Lúcia (que preside o TSE) apresentar seu voto. "Quanto a gravidade (dos crimes) estamos todos de acordo. A discussão é quanto aplicação da Constituição com princípio da separação dos poderes (Judiciário e Legislativo)", declarou. Ela acrescentou que "uma condenação dessa gravidade torna-se, sim, incongruente o exercício do mandato". Ela concluiu votando contra a perda do mandato.

 

O ministro mato-grossense Gilmar Mendes votou, após intervalo de 30 minutos, pela perda dos mandatos dos 3 deputados federais e o prefeito José Borba.

 

O ministro Marco Aurelio Mello votou pela cassação dos mandatos e, em seguida, o presidente Joaquim Barbosa acabou suspendendo a sessão anunciando que a conclusão do julgamento fica para 4ª feira.



O julgamento se haverá perdas de mandatos começou na 5ª feira passada. Barbosa, relator do processo mensalão, "abriu" a votação, na 5ª feira votando pelas cassações. Em seguida, o ministro revisor, Ricardo Lewandowski, votou contra.

 

Se Pedro Henry (condenado a 7 anos de prisão e multa superiror a R$ 900 mil) for cassado, o suplente Roberto Dorner (PSD), de Sinop, assumirá seu mandato.