ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos na comarca de Juína acontece na próxima semana

Data: Quinta-feira, 06/12/2012 00:00
Fonte: Marcelo Guedes/Metropolitana FM

Os prefeitos e vereadores eleitos em Juína e Castanheira serão diplomados no próximo dia 14 de dezembro, sexta-feira, às 08h30, no auditório do Tribunal do Júri da Comarca de Juína. Ao todo serão 35 pessoas diplomadas, inclusive os suplentes que serão 02 por cada coligação. As informações são do Chefe do Cartório Eleitoral, Rodrigo Filipini.



Ele explica que estava aguardando as sentenças das prestações de contas dos eleitos e suplentes para somente a partir dai poder ocorrer a diplomação. "Nessa cerimônia teremos em torno de 30 a 35 pessoas a serem diplomadas, entre Juína e Castanheira, considerando eleitos e suplentes", disse.



Os diretórios partidários e coligações serão comunicados via ofício expedido pela Justiça Eleitoral de Juína para que comuniquem seus candidatos eleitos e suplentes para a participação na cerimônia.



"Em Juína vamos diplomar 02 suplentes por cada coligação, mas isso não impede que incorrendo uma situação que demande a diplomação de mais alguma pessoa isso seja feito posteriormente no Cartório Eleitoral", destacou Filipini.



Para que a diplomação ocorra a Justiça Eleitoral acelerou o julgamento das contas de cada candidato. "Isso é um limitador que tivemos para análise dessas prestações de contas, poderíamos até diplomar mais pessoas, mas a resolução desse ano estabeleceu que para receber o diploma o eleito tem que estar com a suas contas julgadas pela Justiça Eleitoral", revelou.



Todas as sentenças estão sendo publicadas para que se torne possível essa diplomação. A diplomação é a entrega pela Justiça Eleitoral do documento oficial, diploma expedido pela Justiça Eleitoral, indicando que aquela pessoa foi eleita, ou é suplente, com seu número de votos, bem como partido pelo qual concorreu. O documento dá o direito de posse em 01 de janeiro de 2013.