ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Rússia proíbe importação de carne de unidades da JBS no Brasil

Data: Quarta-feira, 08/09/2010 00:00
Fonte:

Fonte:Reuters/Brasil Online

A Rússia proibiu importação de carne bovina e de frango de várias unidades processadoras do Brasil, incluindo da JBS, maior produtora de carne do mundo. As informações estão publicadas no site da agência sanitária russa, Rosselkhoznadzor.

O site, www.fsvps.ru, informou que a proibição vale a partir desta quarta-feira para três fábricas brasileiras da JBS, depois que carnes bovinas e de frango dessas unidades apresentaram registros do antibiótico oxitetraciclina, E-coli e listeria. Uma fábrica da JBS na Argentina também apresentou carne com o mesmo antibiótico, segundo o site.

A agência também afirma que outra fábrica da JBS será proibida de vender carne bovina e suína ao país a partir de 14 de setembro por causa da presença das bactérias listeria e salmonella em seus produtos.

A proibição também vai se aplicar a uma fábrica da Alibem Comercial de Alimentos.

A Rússia concedeu permissão para 126 fábricas brasileiras fornecerem carne bovina ao país, além de 104 fornecedores de carne de frango e 62 de suínos, segundo a agência.

Há outras fábricas da JBS nessas três listas, que ainda mantêm permissão para enviar carne à Rússia, mas algumas delas estão passando por controles mais rigorosos, informa o site.

Grande importadora de carne, a Rússia regularmente impõe bloqueios sobre produtos de países atingidos por doenças e de fábricas específicas se encontra em seus produtos substâncias perigosas.

Normalmente, os bloqueios são retirados depois que os produtores resolvem os problemas.