ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mauro vai criar Secretaria Extraordinária de Promoção Racial

Data: Terça-feira, 07/09/2010 00:00
Fonte:

Da assessoria

Na noite desta segunda-feira (06.09), o candidato ao governo, Mauro Mendes (PSB), anunciou a criação da Secretaria Extraordinária de Igualdade e Promoção Racial do Estado de Mato Grosso. Mauro disse que é preciso reconhecer a situação de preconceito velado e de desigualdade do negro existente hoje.

"No Brasil, a gente pode comparar o preconceito racial à política. Tanto fingem que não há problemas de corrupção na política, quanto fingem que não há preconceito. É por isso que vamos criar a secretaria extraordinária para tratar os desiguais de forma desigual", disse Mauro Mendes.

O anúncio da criação da Secretaria Extraordinária aconteceu em reunião com líderes de vários movimentos negros de Mato Grosso, no comitê do candidato ao Senado Federal, Pedro Taques (PDT), em Cuiabá. Na ocasião, os representantes dos grupos apresentaram um documento com diversas reivindicações no intuito da promoção racial.

O presidente do Grupo da União da Consciência Negra de Mato Grosso (Grucon), José de Arimatéia Silva, explicou que o negro quer acabar com a política de assistencialismo e criar condições de igualdade. "Queremos respeito e evoluir socialmente e profissionalmente. Chega da política dos cobertores, que quando cobrem a cabeça descobrem os pés", disse Arimatéia fazendo uma alusão à política do assistencialismo.

SECRETARIA - À Secretária Extraordinária de Igualdade e Promoção Racial do Estado de Mato Grosso caberá dar o acesso de políticas de igualdade aos negros dentro das demais secretarias do estado, garantindo os direitos adquiridos inclusive por lei, como a 10.639/03, que prevê a implantação do estudo da cultura e história africana no currículo escolar.

Na área da Saúde, explica Arimatéia, existem doenças prevalentes na raça negra, como a anemia falciforme, o mioma intra-uterino, tuberculose e outras. "Enfim, a secretaria agiria de forma transversal em todos os outros órgãos"

REIVINDICAÇÕES - Presentes à reunião, representantes da comunidade quilombola Mata Cavalo apresentaram a necessidade de se criar linhas de investimentos para o turismo; fomento ao artesanato quilombola; incentivo ao associativismo e cooperativismo e a criação do Centro de Referência da Comunidade Negra.

Antenados à Copa 2014, os quilombolas também pediram a implementação de cursos de idiomas nas comunidades e a promoção de acesso a cursos de qualificação de mão de obra.