ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Deputado Nininho escapa de cassação por compra de votos

Data: Sexta-feira, 30/11/2012 00:00
Fonte: Welington Sabino, repórter do GD

Ronaldo Mazza-ALMT

Deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PR)
escapou de 2 cassações em 2 dias, por caixa 2 e compra de votos

 

Num intervalo de 2 dias, o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PR) conseguiu escapar de 2 cassações de mandato durante julgamento de 2 ações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que não acatou as denúncias e inocentou o parlamentar das açusações de compra de votos e caixa 2 relativas ao pleito de 2010. No julgamento mais recente, ocorrido nesta quinta-feira (29) ele foi absolvido por unanimidade das acusações de compra de votos. Na representação, Ministério Público Eleitoral (MPE) acusava o deputado de ter comprado votos com base na prisão em flagrante de José Carlos Rezende Souza no dia 2 de outubro de 2010, véspera das eleições daquele ano quando ele ficou como primeiro suplente de deputado estadual.

 

Na ocasião, José Rezende foi preso com 16 títulos eleitorais de diversas pessoas, uma cédula de identidade e fatura de energia elétrica em nome de Ilza Lourenço e portava ainda a quantia de R$ 2.041 em espécie que estava grafado o nome de pessoas em algumas das cédulas. Perante a autoridade policial, José Carlos Rezende Souza afirmara ter sido contratado por João Tasuro Katsuro Katsuyama, conhecido por ”João Japonês”, para aliciar eleitores com o objetivo de comprar seus votos em benefício do então candidato Ondanir Bortolini, ao preço de R$ 30 por eleitor.

 

Contudo, a decisão colegiada que inocentou o parlamentar, seguiu o entendimento trazido no voto do relator da representação, desembargador Gerson Ferreira Paes, que na sentença reforçou o entendimento de que as provas levantadas na ação não eram robustas o suficiente para caracterizar o ilícito, já que os depoimentos coletados e os documentos trazidos nos autos não comprovaram a ligação da pessoa que foi detida com a estrutura da campanha eleitoral do candidato na cidade de Alto Araguaia. A decisão também determinou que o cartório eleitoral da 8ª zona, com sede na cidade de Alto Araguaia, devolvesse dinheiro apreendido na ocasião do flagrante.

 

Na primeira ação contra Nininho também proposta pelo Ministério Público e julgada na última terça-feira (27), o parlamentar foi absolvido pelo TRE das acusações de utilizado recursos financeiros não contabilizados em sua campanha eleitoral em 2010.