ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cemat explica reajuste e falta de energia em Mato Grosso

Data: Quarta-feira, 28/11/2012 00:00
Fonte: Só Notícias com assessoria

Os deputados estaduais receberam explicações, esta tarde, durante a reunião do colégio de líderes, do reajuste na tarifa e a falta de energia elétrica ocorrida em bairros de Cuiabá e no interior de Mato Grosso. O esclarecimento foi feito pelo interventor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), Jaconias Aguiar. De acordo com o interventor, o aumento foi observado em função do reajuste anual da tarifa, aprovado no mês de abril e aplicado apenas em setembro, além do consumo elevado dos usuários devido às temperaturas atípicas em setembro e outubro.



"Não tivemos o reajuste na tarifa em abril em função da Rede Cemat, na oportunidade, não estar recolhendo os encargos da empresa com encargos federais, e por isso, a elevação tarifaria ficou suspensa. Além disso, neste período, tivemos a redução tarifaria que foi registrada durante cinco meses. Mas, quando ocorre a diminuição na conta, acabamos não percebendo e isso é natural", explicou.



Jaconias ainda afirmou que neste período, a Cemat perdeu entrada de recursos na ordem de R$ 58 milhões com a redução tarifária de abril até agosto. "Além disso, agosto coincidiu com o aumento de consumo da população devido ao aumento de temperatura. Juntando com a elevação na tarifa, o consumidor sentiu. Porém, quem achar que as contas estão em desconformidade, pode procurar a Rede Cemat", justificou.



O aumento da tarifa de energia elétrica de 9,54% passou a valer em setembro deste ano. Todos os anos, o reajuste é determinado pela legislação da Aneel e acontece no Estado em abril. Em 2012, seria de 2,62%. Porém, em função de dívidas da empresa com encargos federais, a elevação tarifaria ficou suspensa.



Além de não aplicar o reajuste, segundo a Cemat, ocorreu ainda a redução no valor da tarifa de abril a agosto, e a população pagou a chamada ‘tarifa reduzida". Com a autorização do Governo Federal para a intervenção, a empresa foi liberada para aumentar o preço da energia elétrica. A elevação foi de 9,5%, pois nos cinco meses anteriores, o pagamento foi da tarifa básica.



Ainda no mês de setembro, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou a redução de 16,2% da tarifa de energia elétrica para o próximo ano com a extinção de encargos que são cobrados atualmente. A diminuição do valor também reduzirá as contas dos mato-grossenses em 2013.



Outros esclarecimentos apresentados pela Rede Cemat foi que houve um aumento no consumo residencial de 15,87% mais alto do que no mesmo período do ano passado.