ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Redução no preço do café provoca queda na produção de mudas em MG

Data: Sexta-feira, 23/11/2012 00:00
Fonte: Globo Rural

 

Redução no preço do café provoca queda na produção de mudas em MG

 

Depois de seis meses de cultivo, as mudas chegaram ao ponto de plantio no viveiro do produtor José Nivaldo Forsan, em Boa Esperança, onde foram produzidos este ano dois milhões de mudas de café de seis variedades diferentes. A maioria das plantas é da variedade mundo novo, a mais procurada pelos cafeicultores.



Do viveiro, as mudas são levadas para fazendas da região e de outros estados. Segundo o Ministério da Agricultura, o sul de Minas Gerais deve produzir 80 milhões de mudas até o final do ano, quantidade menor em relação a 2011, quando foram produzidas 120 milhões de mudas e em 2010, 90 milhões de mudas.



O ideal é que as mudas sejam plantadas entre meados de novembro até o fim de janeiro, período com grande volume de chuva. O produtor deve fazer o preparo adequado do solo e o plantio na época certa para conseguir um bom aproveitamento das plantas.


O cafeicultor Márcio Tempesta, do município de Santana da Vargem, começou a preparar a terra no mês de setembro e já plantou seis mil, das 42 mil mudas previstas. "Estamos esperando um aproveitamento de 95%, um percentual bom, se o tempo correr bem", diz.